Já era noite de terça-feira (16), a temperatura baixa de um clima de outono. um silêncio ensurdecedor tomava conta da entrada da cidade, na BR-158. A entrada do parque ecumênico Vale dos Sinos estava repleto de policiais, de todas as forças, uma cena incomum mas que significou como foi a corrente de boas energias para a Soldado Quintana.
A trágica notícia de seu falecimento foi divulgada próximo às 14 horas, diversas pessoas entre amigos e conhecidos estavam incrédulos com a notícia. Santanenses que acompanharam sua jornada de recuperação, estavam sem reação com o seu falecimento.
Próximo às 22 horas, o corpo de Lila, como carinhosamente era chamada, chegava ao cemitério, seus irmãos de farda fizeram a escolta e a aguardavam. Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, PF, PRF, Bombeiros, 7º RC Mec, 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea e Policia de Rivera, todos com somente um sentimento, a despedida de uma colega que em um trágico acidente e após 45 dias de luta descansava.
Seu corpo foi enterrado com honrarias militares, com salva de tiro e muita saudade, com certeza Quintana conquistou muitos admiradores que sequer conheceu, pela sua bravura, honrando sua farda, uma mulher gaúcha que tombou em serviço.
“A saudade eterniza a presença de quem se foi. Com o tempo esta dor se aquieta, se transforma em silêncio que espera, pelos braços da vida um dia reencontrar.” – Padre Fábio de Mello
EFETIVO DA BM PRESTA HOMENAGEM DE DESPEDIDA A SD QUINTANA Nesta noite de outono (16/06) a Brigada Militar de Santana do Livramento presta as últimas homenagens a Sd Liliane Silveira Quintana que faleceu nesta tarde. Ela estava internada desde que sofreu um acidente em serviço no começo de maio, após apresentar uma melhora significativa no quadro, nesta manhã acabou retornando a UTI onde não resistiu. O corpo foi trazido de Santa Maria onde ela estava internada e foi diretamente ao cemitério Vale dos Sinos em virtude dos procedimentos adotados em decorrência do covid 19 onde os colegas de farda a esperavam para as últimas homenagens.Na entrada do cemitério todas as viaturas esperavam o cortejo para prestar sua continência de despedida, assim como integrantes de todos os órgãos da Segurança Pública: Polícia Civil, Polícia Federal, Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Policía de Rivera que estiveram presentes prestando sua solidariedade nesse momento difícil para todos.A guarda de honra foi composta pela Força Tática do 2º Regimento de Polícia Montada (2ºRPMON) que efetuou a salva de tiros em sua homenagem assim que passou na entrada do cemitério.Fica aqui registrado o nosso profundo agradecimento pelas orações e apoio de toda comunidade, e a família nossos mais sinceros votos de pesar.Agradecemos o convívio, a camaradagem e a dedicação da Sd Quintana a Instituição a qual servia, com o risco da própria vida.Texto Sd Beatriz CRPO FO
Publicado por BM CRPO Fronteira Oeste em Terça-feira, 16 de junho de 2020