Militar foi transferida para o quarto, está lúcida e realiza pequenas conversas
Após 36 dias desde seu acidente automobilístico, a Soldada Quintana, que estava internada na UTI do Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo, em Santa Maria, foi transferida para o quarto.
Seu estado apresenta melhora gradual, diariamente, até mesmo realizando pequenas conversas através de vídeo chamadas com seus familiares e amigos. Quintana teve de fazer uma traqueostomia, que é um orifício artificial criado cirurgicamente pelas costas ou de frente, pelo pescoço, chegando à traqueia, por onde foi realizada uma incubação prolongada enquanto ainda estava na UTI. Esta abertura está cicatrizando e sua fala fica um pouco prejudicada pela recuperação. A sua ventilação mecânica também foi retirada e ela já respira somente com uma máscara de oxigênio.
Cristiano Cabreira, pai de religião de Quintana, informou que ela se recupera bem da situação: “Ela esta evoluindo gradativamente, esperamos que se recupere o mais rápido possível e retorne para sua casa com sua família. Acredito que um dos pontos mais difíceis será o de reaprender a caminhar, visto que teve uma parte da sua perna amputada e deverá fazer uso de prótese”, conta.
A militar teve de realizar o teste para Covid-19, assim que saiu da ala de terapia intensiva. Segundo o hospital, é um teste padrão realizado em todos os pacientes que deixam o espaço, uma regra padrão que deve ser cumprida em todos os hospitais do país, neste momento de pandemia. Quintana ainda segue internada em seu quarto no hospital, sua família e amigos agradecem a corrente de orações realizadas pela vida da soldada.
Alguns amigos e familiares estão realizando vaquinhas e ações entre amigos para custear o tratamento e a prótese de Quintana. O seu plano de saúde, disponibilizado por ser uma funcionária pública, não cobre os custos da internação e tampouco a prótese que ela terá de usar. A vaquinha online está disponível no site Vakinha.com.br sendo necessário apenas digitar os seguintes números na barra de pesquisa: 1035388.
O objetivo é atingir do valor de R$ 50 mil, no momento a vaquinha está com aproximadamente R$ 20 mil. Além desta vaquinha, a família disponibilizou uma conta corrente no banco Banrisul para que sejam feitos depósitos, confira os dados para contribuir: Banco Banrisul; Agência: 0280, Conta: 3514295101 CPF: 00324436092 Conta em nome de Adalberto de Oliveira Almeida. Qualquer valor é bem vindo para auxiliar os familiares de Quintana.
João Victor Montoli
[email protected]