Desfile de 20 de setembro em Livramento poderá ser cancelado por conta da pandemia
O Acendimento da Chama Crioula, que marca a abertura dos Festejos Farroupilhas a cada ano, foi transferido para 2021, devido à pandemia da covid-19 e respectivos protocolos de saúde pública estabelecidos pelas autoridades sanitárias e que suspenderam todas as atividades que gerem aglomeração.
A definição aconteceu em reunião online realizada no dia 9 de junho pela presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul, Gilda Galeazzi, com os coordenadores das 30 Regiões Tradicionalistas. Para referendá-la, nos próximos dias, haverá reunião do Conselho Diretor da entidade.
Para 2021, fica mantida a cidade de Canguçu, na 21ª Região Tradicionalista, como local do evento e a portaria 39/2014, que define os locais de acendimento da Chama Crioula para os próximos 30 anos, fica estendido para 2045. Segundo Gilda, o local, o acendimento e a distribuição da Chama Crioula em 2020 ficam a critério de cada uma das 30 Regiões Tradicionalistas, dentro de suas áreas de atuação, e em conformidade com os decretos de saúde pública estaduais e municipais.
Segundo o Conselheiro fiscal da 18ª RT, e representante de Sant’Ana do Livramento na região, Leonardo Soares, neste domingo haverá uma videoconferência entre os representantes das cidades da região para definir como será o evento. “Nós vamos ter uma reunião online com todos os representantes da 18ª RT para definir como vai ser o acendimento regional, ou em nível municipal onde cada cidade fará o seu evento. Tudo isso será definido nesta reunião que irá acontecer em torno das 20h30. Já com relação aos Festejos Farroupilhas de Livramento, nós vamos após essa reunião de domingo pegar as diretrizes da região para começar a trabalhar em relação ao evento em si. A princípio acreditamos que não haverá Desfile Farroupilha pelo que tudo está indicando, por questão da pandemia. Mas não é nada ainda oficial. Vamos aguardar os próximos dias e os próximos meses para a definição das políticas que serão adotadas. Após este domingo nó teremos todas esses definições tanto do acendimento quanto dos festejos” disse.
Matias Moura
[email protected]