Por volta do meio dia deste domingo, dia 7, foi atestado o falecimento de José Francisco Sanchotene Felice. O ex-prefeito de Uruguaiana estava internado no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, desde o dia 8 de maio por conta de uma pneumonia que, agravada, gerou algumas complicações neurológicas. Aos 84 anos de idade, Felice deixa a esposa Elisabete e os três filhos, Pedro, Laura e Tina.
O velório está previsto para acontecer amanhã das 9h às 13h no Vestíbulo Nobre da Assembléia Legislativa, na capital. Felice, formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), também era graduado como doutor em Sociologia e Livre Docência pela mesma instituição.
VIDA POLÍTICA
Presente desde a década de 80 no âmbito político, o doutor Sanchotene Felice foi deputado Estadual em 1987, onde atuou por dois mandatos e foi o autor da primeira lei de Doação de Órgãos do Brasil. No mesmo período, também assumiu a secretaria da Administração durante o governo de Pedro Simon.
Cumpriu sua função como secretário até 2004, quando renunciou ao cargo para concorrer à prefeitura de Uruguaiana, a qual comandou entre 2005 e 2012. Em sua carreira, também destaca-se a sua passagem pela presidência da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor, entre 1975 e 1979, onde foi o responsável pela implementação de diversos projetos de capacitação e reinserção dos jovens apenados na sociedade.
Nas redes sociais, o governador do Estado, Eduardo Leite, e o atual prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello, lamentaram a morte de Sanchotene Felice. Mello também decretou luto oficial de três dias na cidade.
Foto: Arquivo pessoal/Divulgação