dom, 20 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

Unipampa divulga o início da segunda chamada para cursos

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) lançou nesta semana, a segunda edição da sua Chamada por Notas do Ensino Médio para o ano letivo 2020. Poderá participar da Chamada qualquer pessoa que tenha concluído o Ensino Médio até a data da entrega da documentação para matrícula.
Conforme o edital, não haverá vagas destinadas para ações afirmativas neste processo seletivo, e todos os candidatos concorrerão na modalidade de ampla concorrência. A classificação será realizada com base no desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Médio. O candidato que queira participar da seleção deverá ter o histórico escolar em mão para se inscrever.

Inscrições e Classificação dos candidatos

A inscrição será realizada pelo candidato até 18 de junho exclusivamente pelo Sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri), por meio de preenchimento de formulário eletrônico disponível no site unipampa.edu.br/sisu.
A nota final do candidato será a média das médias em Língua Portuguesa e/ou Linguagens e Matemática, informadas pelo candidato na inscrição. Não serão consideradas as disciplinas com reprovação, e a classificação será gerada em ordem decrescente da nota final.
Suplentes podem manifestar interesse em vaga outro curso
O candidato que estiver em situação de suplente na lista final da chamada poderá manifestar interesse em trocar de curso para o qual estava inscrito e que ainda tenha vaga disponível. Basta enviar e-mail para a Secretaria Acadêmica do campus do curso pretendido com o título “Manifestação de Interesse”, pelo qual irá informar o interesse de trocar de curso e enviar toda a documentação exigida para matrícula.

Audiência Pública em Brasília debaterá crise no Agro Gaúcho e buscará soluções urgentes

  A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, realizará, no dia 22 de abril (terça-feira), às 15h, uma Audiência Pública crucial para debater a grave situação do agronegócio no Rio Grande do Sul. Proposta pelo deputado federal Afonso Hamm, a iniciativa visa encontrar soluções urgentes para os desafios que assolam o setor, como os