dom, 20 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

Construção civil em alta em meio à pandemia

Somente a Construtora SOTRIN Ltda possui 11 obras em andamento

Basta circular pelas ruas do município que a gente nota que um setor não parou e está em pleno desenvolvimento: a construção civil. São prédios, sala comerciais, condomínios, vários são os canteiros de obras que, mesmo em meio a pandemia do coronavírus, seguem a todo o vapor. Isto é reflexo dos entusiastas que estão vislumbrando o futuro pós-pandemia onde a vida em sociedade deverá voltar ao normal falando em um cenário otimista.
Segundo o engenheiro da Construtora SOTRIN Ltda, Jorge Alberto Sobrosa, somente a construtora em que ele trabalha está com 11 projetos em andamento tomando todos os cuidados de saúde com seus funcionários e sem parar as obras. Ele acredita que o pior momento já passou que foi a primeira onda de isolamento social. “No início sentimos um pouco por conta da paralização, depois como houve uma abertura com 50% do efetivo. Até agora nós continuamos com nosso quadro de funcionários reduzido atendendo às exigências. É bem verdade que com um pouco de dificuldade de conseguir materiais que nos impede de seguir trabalhando de uma maneira normal. Mas as obras estão andando. Embora haja uma preocupação geral com a economia no sentido que nós teremos uma inflação pela frente. Neste sentido, nós notamos que muitos investidores, com medo dessa inflação, estão investindo na construção” destaca.
O engenheiro comenta que agora mais do que nunca é o momento de ser bairrista e investir dentro do município porque essa seria a única forma de amenizar os impactos da pandemia na economia local. “No momento que tu compras um apartamento com custo que já está reduzido, tu não estás só fazendo um bom investimento, mas também fazendo um investimento social. Porque essa pessoa está mantendo empregos, mantendo famílias no mercado de trabalho que se elas forem dispensadas teriam neste momento uma dificuldade muito de conseguir outro emprego. Então, um investimento na construção civil hoje é uma das melhores coisas tanto pelo lado econômico quanto pelo lado social” complementa.
Para se ter uma ideia disso, a Construtora SOTRIN Ltda mantém em Livramento, hoje, mais de 200 funcionários mesmo no momento de crise, pois a direção da empresa entendeu que este não é um momento para demissões “Se nós fossemos olhar pelo lado econômico teríamos que reduzir em 30% esse quadro. Mas não é esse o momento. Neste cenário de crise nós temos nossos parceiros que são os funcionários e todos nós batalhando juntos não vamos dispensar. É neste momento que vamos estar juntos mantendo o emprego deles e lançar outras obras acreditando que só dessa maneira nós iremos conseguir amenizar esse momento” encerrou.

Matias Moura
[email protected]

Audiência Pública em Brasília debaterá crise no Agro Gaúcho e buscará soluções urgentes

  A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, realizará, no dia 22 de abril (terça-feira), às 15h, uma Audiência Pública crucial para debater a grave situação do agronegócio no Rio Grande do Sul. Proposta pelo deputado federal Afonso Hamm, a iniciativa visa encontrar soluções urgentes para os desafios que assolam o setor, como os