qui, 26 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 21 e 22.12.24

Fórum da Assembleia Legislativa trata da competitividade em tempos de pandemia

Deputado Ernani Polo, presidente do legislativo, conduziu 10 ª reunião virtual

A competitividade em tempos de pandemia foi o principal assunto da 10ª reunião virtual do Fórum de Combate ao Colapso Social e Econômico, realizada na segunda-feira (25) pela Assembleia Legislativa. O Fórum, que foi constituído há cerca de 2 meses, por iniciativa do deputado Ernani Polo junto com entidades do setor produtivo, tem o intuito de debater e buscar soluções para as dificuldades econômicas enfrentadas pelo Estado, causadas pela paralisação das empresas na pandemia do novo coronavírus.
Bandeira de gestão do deputado Ernani Polo (PP) na Presidência da Assembleia Legislativa, o tema da competitividade foi abordado nesta edição, a partir de um estudo apresentado pelo CLP (Centro de Liderança Pública) que mostra o Rio Grande do Sul em sétimo lugar no ranking geral entre os Estados, com destaque para as áreas de inovação (2º lugar), sustentabilidade social (3º) e segurança pública (5º). A organização antecipou que o RS está em 20º lugar no ranking Covid-19, que leva em conta número de casos, ações efetivas de enfrentamento ao coronavírus e outros indicadores. Quanto mais distante da primeira posição, melhor.

Na apresentação feita pelo gerente de Competitividade do CLP, José Henrique Nascimento, divulgada originalmente no fim do ano passado, São Paulo ficou pelo quinto ano consecutivo em 1º lugar, seguido de Santa Catarina e do Distrito Federal. Lançado em 2019, o ranking mostra desafios para o Rio Grande do Sul: em educação (11º lugar), sustentabilidade ambiental (12º), capital humano (15º), potencial de mercado (15º), infraestrutura (18º) e solidez fiscal (27º).

O gerente de Competitividade do CLP elogiou a Assembleia Legislativa pelo pioneirismo entre os Legislativos do país na escolha do tema da competitividade como marca de gestão e pela intenção de contribuir com o crescimento do Rio Grande do Sul.

O presidente da Assembleia comentou sobre a linha central de sua gestão e a necessidade de ajustes devido ao coronavírus. “Desde o início, nosso enfoque foi na competitividade como forma de impulsionar o desenvolvimento do Estado. Entretanto, diante da crise que se instituiu no mundo todo, tivemos que remanejar um pouco nosso planejamento e agora retomamos com força este tema”, informou. Para Polo, a competitividade é um fator determinante para os setores produtivos enfrentarem o atual momento de dificuldade. “Talvez um dos legados mais importantes deixados pela pandemia seja a união, a solidariedade, predicados essenciais para o enfrentamento de qualquer crise”, destacou. O presidente da AL-RS antecipou a ideia de realizar um seminário sobre o tema em julho.

Representante do governo do Estado na reunião, o secretário de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal, lembrou que, desde o início do ano passado, o governador Eduardo Leite (PSDB) debateu com seu secretariado o uso de ferramentas para avaliar a competitividade, como o CLP, no sentido de buscar alternativas para enfrentar a crise. “É bom termos à mão vários instrumentos para medir os desafios que temos pela frente”, explicou.

Participaram da 10ª reunião deputados federais, estaduais, e representantes de entidades do setor produtivo gaúcho.

Homem é preso por tentativa de feminicídio

Um homem de 34 anos foi preso na segunda-feira, 23 de dezembro, por tentativa de feminicídio contra a ex-companheira. A Polícia Civil, por meio dos agentes da DP de Sant’Ana do Livramento, após representação da autoridade policial, cumpriu a prisão preventiva. O crime ocorreu no dia 19/12, no bairro Prado. A vítima já havia registrado outras ocorrências e possuía medidas

Idosa é conduzida para a DPPA após denúncia de maus tratos

Na tarde desta segunda-feira, 23 de dezembro, a Polícia Civil, através dos agentes da DP de Sant’Ana do Livramento, após denúncia de maus tratos envolvendo um cão, dirigiu-se a uma residência na Vila Kenedy, onde foi constatado que o animal estava sedento, desnutrido e em local sem limpeza adequada. A proprietária do animal, pessoa idosa, alimentou o animal e comprometeu-se