qui, 21 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Bastidores – Edis Elgarte – 16/05/2020

STF bate o martelo: acabou o prazo

RODRIGO BIQUE/CV-AP

O plenário do Supremo Tribunal Federal – STF manteve na última quinta-feira, 14, por maioria de votos dos ministros, a vigência dos prazos estabelecidos no calendário eleitoral deste ano para a filiação partidária e domicílio eleitoral dos cidadãos que pretendem concorrer nas eleições deste ano e também para a desincompatibilização daqueles que ocupam cargos públicos ou associativos.
A mudança nesses prazos vinha sendo esperada por alguns partidos com o objetivo de “reforçar” suas nominatas de candidatos para o pleito – até mesmo para que pudessem “atrair” membros de outras agremiações. O prazo se encerrou no dia 4 de abril, mas muita gente vinha afirmando que a data seria prorrogada, atémesmo em função das medidas de isolamento social que vêm sendo impostas pelo combate à pandemia mundial do novo coronavírus.
O Partido Progressistas foi que provocou a análise do STF ao ajuizar Ação pedindo a suspensão por 30 dias do prazo e, passado esse período, reiterou o pedido em nova Ação. O partido alegou que a manutenção do prazo impediria que muitos brasileiros pudessem satisfazer a condição de elegibilidade, o que viria a violar os princípios democrático e da soberania popular.
A relatora da Ação, ministra Rosa Weber, opinou que a alteração nos prazos implicaria risco para a normalidade e a legitimidade das eleições, o que poderia comprometer o princípio democrático e a soberania popular. O entendimento foi seguido pela maioria dos ministros. Apesar disso, assim como na área da educação, acredita-se ainda que o comportamento da chamada curva de contágio do coronavírus possa vir a provocar uma mudança no calendário das eleições, marcadas inicialmente para o dia 4 de outubro.

Livramento que dá certo

Em tempos de pandemia, quando o medo do invisível e, pior, do futuro da humanidade está presente nos olhares e nos gestos da sociedade, importante as ações e mensagens otimistas. O vereador Marco Monteiro, do PSDB, assim como outros vereadores, encontrou nas redes sociais um mecanismo eficiente de levar palavras de esperança para a comunidade.
Através de “lives”, alguns vereadores têm procurado contribuir levando informações sobre os principais problemas sociais, promovendo e compartilhando campanhas de mobilização para ajudar as pessoas mais necessitadas, enfim. Aliadas a esse tipo de ações, contudo, Monteiro também propôs o movimento “Livramento que dá certo”, através do qual pretende mostrar que, apesar da crise, há boas notícias na comunidade, especialmente nas áreas da produção e empreendedorismo.
O projeto iniciou exatamente com uma visita ao pomar de laranjas da fazenda Rogembarh, que neste ano dobrou sua produção e chegou a 160 toneladas de frutas de grande qualidade e calibre. A empresa já conseguiu comercializar toda a produção e vem incrementando ano a ano o investimento no município. A ideia de Monteiro é mostrar vários empreendimentos de sucesso, especialmente no setor primário, como forma de levar esperança e confiança à comunidade e valorizar a produção e os negócios locais.

No voto

A manifestação de voto do presidente da Câmara, Romário Paz, contra a cassação do mandato do prefeito afastado, Ico Charopen, criou um constrangimento entre ele e a prefeita e pré-candidata à reeleição Mari Machado. Como parceiro do PSB de Mari, o MDB que Romário preside fez várias indicações para cargos no atual Governo. Ao votar, Romário disse a Ico: “se quiserem te tirar, vai ter que ser no voto”. A indireta pegou mal.

Mérito

Vereador Aquiles Pires recebeu reconhecimento pela iniciativa que levou a uma ação conjunta do Poder Público, CEF e entidades de cunho privado de Livramento para solucionar o polêmico problema das filas que se formaram no centro da cidade durante o encaminhamento de pedidos de auxílio emergencial do Governo Federal. Aquiles procurou a gerência local da CEF e conseguiu articular um trabalho integrado, que teve a participação também dos demais vereadores santanenses.

Decisão racional

Diante das manifestações antecipadas de alguns vereadores quanto à maneira que pretendem votar no processo de impeachment da prefeita Mari Machado – cuja fundamentação é a mesma da acusação contra Ico Charopen, já absolvido – não seria o caso de o Legislativo encerrar de maneira consensiosa também esse processo? Pouparia trabalho, tempo e dinheiro.

Santa Casa

Dentre os valores que vêm sendo destinados ao hospital Santa Casa e ao Município, para aplicação nas ações de combate ao novo coronavírus, a Prefeitura recebeu ofício do deputado federal Afonso Hamm, nesta sexta-feira, confirmando a autorização, pelo Fundo Nacional de Saúde, de mais uma verba de R$ 111.503,00, indicada por ele através de emenda parlamentar. O recurso deverá ser destinado ao hospital para custeio das ações de enfrentamento do novo coronavírus.

Renovação

O PSOL confirmou a intenção de indicar candidato próprio nas eleições municipais deste ano. O diretório municipal do partido decidiu, esta semana, apresentar as pré-candidaturas do professor universitário, Renatho Costa, da Unipampa, para o cargo de prefeito, e de Jandira Vieira, técnica de enfermagem, aposentada da Santa Casa e que disputou uma vaga na Assembleia Legislativa nas últimas eleições, para vice. Defendendo um programa que busca a inserção política, econômica e social de toda comunidade, o PSOL se diz pronto para o debate.

Poucos nomes

Apesar da mudança na legislação eleitoral, proibindo a formação de coligações partidárias para a disputa das eleições proporcionais, tudo leva a crer que haverá concentração de partidos apoiando um número reduzido de candidaturas, o que diminuirá a chance de renovar ideias.

 

Notícias do dia por Germano Rigotto

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira   DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança   TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅

Zucco aciona Comissão de Ética Pública da Presidência da República contra Janja e Paulo Teixeira

Deputado quer que governo analise e aplique as devidas sanções sobre xingamento de primeira-dama contra Elon Musk e manifestação de ministro apoiando a declaração O deputado federal Zucco (PL-RS) protocolou, nesta terça-feira (19), requerimento na Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, para que o órgão analise a conduta da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e do ministro