sáb, 5 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Comissão Processante é unânime ao votar pela cassação de Ico

A Comissão Processante da cassação do prefeito afastado Ico Charopen (PDT) na Câmara de Vereadores foi unânime ao acompanhar o relatório do vereador Ulberto Navarro – Garrão (DEM) que pede a cassação do pedetista. A confirmação se deu na tarde desta segunda-feira (11), horas após Ico entrar com sua defesa final no processo.

O presidente, vereador Danúbio Barcellos (Republicanos), e o secretário Itacir Soares (PT), protocolaram o acompanhamento logo após o relator, durante uma reunião na Secretaria Legislativa. Mesmo com a decisão de Danúbio, não está certo como deve votar a bancada do Republicanos, já que o partido deu liberdade aos seus parlamentares para escolherem o seu voto. O Partido dos Trabalhadores, por outro lado, fechou questão sobre o tema e deve votar a favor do impeachment de Ico. O voto de Garrão, segundo ele, é de acordo com a determinação partidária do Democratas.

Outra definição dessa tarde é que a sessão de votação deve acontecer na próxima quarta-feira (13), às 8h30min, quando o relatório final deve ser lido e Ico terá, pelo menos, duas horas de manifestação. A expectativa é que a sessão seja longa. A RCC FM e TV A Plateia devem transmitir a votação nominal dos parlamentares.

Derrota na Justiça

Ainda na tarde dessa segunda, o juiz Luiz Felipe Lemos Almeida, responsável pela 1ª Vara da Comarca de Dom Pedrito, não concedeu o Mandado de Segurança que o prefeito Ico pediu, para tentar suspender o seu processo de impeachment.

Em seu despacho, o Magistrado manteve o processo da Câmara de Vereadores. “Pois ausente fundamento relevante para sua suspensão, a não ser as próprias obstruções criadas pelo réu e suas testemunhas, rejeitam-se assim o pedido liminar”, escreveu.

Com isso, fica confirmada a sessão de votação do impeachment do prefeito para a próxima quarta, na Câmara.

 

Liberdade Ameaçada, de Rodrigo Lorenzoni, tem concorrida sessão de autógrafos em Porto Alegre

O lançamento do livro Liberdade Ameaçada na noite de quinta-feira (03) pode ter sido o segundo mais concorrido já realizado na Livraria Santos do Pontal Shopping. A venda de exemplares superou as expectativas e a sessão de autógrafos durou cerca de três horas. Participaram do evento, além do organizador do livro, Rodrigo Lorenzoni, quatro dos doze autores de capítulos: Marco