qui, 15 de maio de 2025

Variedades Digital | 10 e 11.05.25

Justiça garante o pagamento do auxílio emergencial a desempregado em Livramento

A 1ª Vara Federal de Sant’Ana do Livramento determinou o pagamento do auxílio emergencial a um desempregado e teve o pedido negado administrativamente. A liminar, publicada na quinta-feira, dia 7, é do juiz Lademiro Dors Filho.
O beneficiário ingressou com a ação, no dia 6 de maio, contra a Caixa Econômica Federal e a União dizendo que o requerimento solicitando o benefício foi negado sob o argumento de que ele teria vínculo empregatício. O homem disse que trabalhou até o dia 19 de março e que está em situação financeira precária.

Juiz federal Lademiro Dors Filho (Foto: Paulo Leal/AP)

Ao analisar o pedido, o magistrado destacou que o auxílio emergencial é um benefício financeiro destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados e tem como finalidade fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do novo Coronavírus.
Ainda segundo a autoridade, os documentos apresentados nos autos pelo autor demonstram que ele preenche os requisitos para a concessão do benefício. “Entendo demonstrada a probabilidade do direito, sendo indiscutível o prejuízo que adviria a não concessão do benefício a quem preenche os requisitos e possui o direito à percepção”, concluiu.
Dors Filho deferiu o pedido de liminar determinando que a Caixa proceda a inclusão do autor no programa de auxílio emergencial no prazo de cinco dias. Cabe recurso da decisão liminar nas Turmas Recursais.

Agente da censura chinesa no Brasil: Lula promete importar modelo de controle social de Xi Jinping

A recente revelação de que a primeira-dama Janja Lula da Silva abordou o controle do TikTok diretamente com o ditador Xi Jinping, em nome do governo brasileiro, é um escândalo sem precedentes e exige uma resposta firme de todas as instituições democráticas do país. Pior ainda: o presidente Lula, ao invés de negar ou repudiar o episódio, demonstrou irritação não