Nas primeiras horas da noite desta segunda-feira, dia 27, a Brigada Militar (BM) recebeu uma denúncia de que um idoso era mantido trancado dentro da sua própria casa. Ao chegar na residência da vítima, na rua Ataliba Gomes, os efetivos policiais encontraram o homem de 92 anos sozinho e desorientado.
A porta da frente da residência estava trancada com um cadeado que foi aberto para que os paramédicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pudessem entrar e prestar os devidos cuidados ao idoso. O homem, que além da idade avançada, também é deficiente visual e auditivo, estava sob a tutela de uma sobrinha que chegou posteriormente ao local.
Após receber os primeiros atendimentos, ainda em sua casa, o idoso foi conduzido à Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento, pois apresentava uma severa desidratação e estava bastante debilitado. A sobrinha, supostamente responsável pela vítima, foi conduzida à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) onde deve prestar esclarecimentos sobre o caso. De acordo com as autoridades policiais, a mulher pode ser indiciada por abandono de incapaz, visto as condições do idoso.
Ainda no local, a reportagem do jornal A Plateia conversou com um irmão da vítima que deu mais detalhes sobre o caso. Segundo o familiar, o idoso sempre viveu sozinho, entretanto, nos últimos meses, a sobrinha resolveu pagar uma vizinha para que prestasse a assistência ao homem.
Porém, por conta de um desentendimento na hora do pagamento, o serviço foi interrompido. Desta forma, a responsabilidade tornou a ser da sobrinha, que resolveu deixá-lo sozinho. Ainda de acordo com o irmão da vítima, os armários e a geladeira da residência estavam abastecidos com mantimentos, mas devido às suas limitações, o idoso não tinha capacidade para se alimentar sozinho.
Texto: Murilo Alves