O trabalhador que precisa encaminhar o benefício do seguro-desemprego, cadastrar recurso e acompanhar o requerimento desde a habilitação até o pagamento das parcelas, através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital no celular (aba ‘benefícios’) ou pelo site www.gov.br.
As Agências FGTAS/Sine estão fechadas em respeito aos decretos do Governo do Estado, mas é importante que as pessoas saibam que o serviço continua sendo oferecido nas plataformas digitais.
Aplicativo da Carteira de Trabalho Digital
O trabalhador pode realizar o encaminhamento do benefício seguro-desemprego pela internet após 7 dias da dispensa, através do Aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Uma vez com acesso à conta, é preciso clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego” e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa. Em seguida, confirmar a solicitação e obter um comprovante ao final do processo.
No portal www.gov.br também pode ser encaminhado o benefício. Através do link https://youtu.be/cCERmf7Mh3g o trabalhador pode acessar o passo a passo.
Se a solicitação online for concedida automaticamente, receberá a informação de que a emissão das parcelas acontecerá em 30 dias contados a partir da data de liberação pelo sistema. Caso ocorra problemas no encaminhamento do seguro-desemprego on-line entre em contato através do telefone 158.
Casos de pendências que o sistema notificar, o cidadão deve enviar e-mail para a Agência FGTAS da sua cidade nas seguintes situações: seguro empregado doméstico, seguro com alvará judicial, seguro por término de contrato ou se o sistema acusar confirmação no posto e divergência de dados cadastrais.
Duvidas entre em contato através do telefone 98442-8551 ou e-mail das Agências FGTAS/Sine/Lvto: [email protected].