A prefeitura de Sant’Ana do Livramento confirmou, na manhã dessa quinta-feira (16), que deve flexibilizar o funcionamento de restaurantes e do comércio santanense em geral no novo decreto a ser detalhado, em entrevista coletiva, às 17h de hoje.
O anúncio se deu minutos após uma reunião entre os poderes Executivo e Legislativo. “Ainda estamos preparando esse documento. Será um decreto com muitos regramentos e a população precisa ter claro que, se precisar, nós vamos restringir o funcionamento novamente”, afirmou a prefeita Mari Machado.
Entre as novidades já anunciadas, está a que o comércio deve ter uma maior flexibilização, no entanto, ainda não está batido o martelo sobre a partir de quando será concedida essa permissão.
Segundo fontes ouvidas pelo Jornal A Plateia, a flexibilização deve contar com uma restrição com o número de funcionários e clientes. O anúncio deve conter o número exato, porém na reunião com os parlamentares, se falou em 50% de trabalhadores e um cliente por vez.
O vereador Carlos Nilo (Progressitas), foi um dos primeiros parlamentares a se manifestarem, ainda na semana passada, para a abertura do comércio. Ele disse ter saído satisfeito do encontro, principalmente pelo fato de, na reunião, terem debatido sobre a reabertura dos restaurantes, com restrições. “Se estiver contemplado na discussão que fizemos, os restaurantes estarão liberados no novo decreto para o atendimento à la carte. As pessoas não vão poder ficar circulando e cumprimentando as demais no local por medidas de prevenção. Claro que é difícil de fiscalizar, mas vai ter que imperar um bom senso”, destacou Nilo.
Além disso, segundo o parlamentar, também haverá restrições do mero de mesa para 50%. “Os clientes deverão usar máscara e só poderão retirar na hora de comer, adiantou.