Um crânio humano em estado de decomposição foi encontrado em um arroio de Santa Maria no fim de semana no Rio Passo da Ferreira, na BR-158.
De acordo com o 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, após uma denúncia anônima, uma patrulha ambiental se deslocou até a segunda ponte da BR-158 onde localizou o crânio. Ainda segundo o Batalhão, em inspeção visual, não foram constatados traumas visuais aparentes.
Polícia Civil e Instituto Geral de Perícias (IGP) foram até o local para recolher o material. Conforme o delegado Gabriel Zanella, titular da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP), a polícia está investigando o caso, e o crânio pode ser de algum desaparecido de Santa Maria ou da Região Central.
A chefe do Departamento de Criminalística do IGP de Santa Maria, Adriana Dernadin, explica que, para tentar a identificação, o material deve ser encaminhado para Porto Alegre, onde vai passar por exame de DNA.
– Provavelmente, como está em decomposição, vai se buscar a sequência do DNA do crânio e, com isso, vai ser possível realizar a comparação com o banco de dados do IGP. Para isso, é preciso apresentar um suspeito para essa comparação. Nesses casos, geralmente, o ponto de partida é de pessoas desaparecidas na região – afirma Adriana.
Como há uma fila de espera para as identificações por DNA, esse processo pode levar bastante tempo.
Fonte Diário de Santa Maria