O produtores rurais têm até 30 de abril para comprovar a vacinação
A campanha de vacinação antecipada contra a febre aftosa, no Rio Grande do Sul, entra em sua última semana, com encerramento previsto para a próxima terça-feira, 14 de abril. Em todo o Estado, a expectativa é de que 12,6 milhões de animais sejam imunizados, entre bovinos e bubalinos de todas as idades. O prazo para a apresentação de notas fiscais de compra de vacinas contra a febre aftosa foi prorrogado até 30 de abril.
A Inspetoria de Defesa Agropecuária do município está trabalhando a portas fechadas e com atendimento reduzido por conta da pandemia de Coronavírus. A repartição está atendendo as exigências do decreto 55.5115, do Departamento de Defesa Agropecuária do Estado do Rio Grande do Sul.
O chefe da unidade o veterinária, em Livramento, Aurélio Maia, esclareceu algumas dúvidas como, por exemplo, a utilização da internet para alguns serviços durante este período. “Nosso atendimento, hoje, está mais restrito. Nós estamos evitando aglomerações dos produtores dentro da Inspetoria. Então, a medida que vai liberando um guichê de atendimento, a gente vai atendendo os produtores que estão do lado de fora. Através de uma determinação que recebemos, fomos autorizados a receber informações como declaração e comprovação de vacina da febre aftosa, nota de comprovação anual e também emissão de GTAs pelo endereço [email protected]. Por este e-mail os produtores podem solicitar esses serviços”, disse.
O veterinário explica que, mesmo que os atendimentos estejam reduzidos, os produtores que tiverem dúvidas ou preferirem o atendimento presencial podem se deslocar até a Inspetoria de Defesa Agropecuária . “Existem estas duas formas, tanto o atendimento presencial restrito como o on-line. Cabe salientar que quem for enviar por e-mail, os documentos precisam ser em PDF. Este produtor pode fazer a declaração anual do seu rebanho, ele pode também mandar a comprovação da compra e vacinação contra a febre aftosa. Além da nota de comprovação do banho ovino. Além disso, a retirada da GTA pode ser feita por e-mail, quando o interessado manda a nota fiscal e a gente emite a nota-guia. Gostaria de lembrar que a vacinação da febre aftosa não mudou em nada”, conclui o veterinário.