dom, 20 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

Novas vacinas contra a gripe são esperadas em Livramento

Sant’Ana do Livramento aguarda novas vacinas para continuar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Em dois dias de vacinação, 8 mil e 400 doses foram aplicadas em pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da saúde. As vacinas acabaram nas primeiras horas dos dois dias de aplicação.
As doses foram distribuídas entre 12 postos de vacinação nos principais bairros da cidade. Na área central, uma das estratégias adotadas para evitar aglomerações, foi a criação de dois pontos onde o público, além de receber a vacina em tendas instaladas nas praças General Osório e José Bonifácio, poderia ser imunizado ainda dentro dos veículos.
Entre os dois dias, Livramento já contabiliza cerca de 60% do público alvo da campanha. Mesmo antes do fim da campanha, a avaliação da coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Gabriela Formoso, é positiva. “Estão procurando bastante. Esse ano está bem diferente das campanhas anteriores”, afirmou.
Mesmo assim, Gabriela alerta que as doses aplicadas não previnem contra o contágio do novo Coronavírus. “A importância de fazer a vacina é prevenir contra os três tipos de gripe e também porque facilita o diagnóstico do COVID-19”, explica. Os três tipos de gripe são a H1N1, a Influenza tipo B e a H3N2, entretanto, a vacina contra a gripe auxilia o diagnóstico de um possível contágio por COVID-19 por conta dos processos laboratoriais.
Quanto às próximas etapas, Gabriela informou que ainda não há uma previsão para a chegada de mais doses, porém, a Vigilância Epidemiológica comunicará à população assim que estiverem disponíveis.

Audiência Pública em Brasília debaterá crise no Agro Gaúcho e buscará soluções urgentes

  A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, realizará, no dia 22 de abril (terça-feira), às 15h, uma Audiência Pública crucial para debater a grave situação do agronegócio no Rio Grande do Sul. Proposta pelo deputado federal Afonso Hamm, a iniciativa visa encontrar soluções urgentes para os desafios que assolam o setor, como os