Sant’Ana do Livramento perdeu, no fim da tarde de quinta-feira, 26, um de seus filhos mais ilustres: o professor, radialista, desportista e empresário Rubens Mandarino, popularmente conhecido como o “Tio Manda”. O falecimento causou comoção entre seu grande número de amigos e admiradores, especialmente ex-alunos que mantêm dele grandes lembranças de educador carismático, íntegro e empreendedor.
Vários ex-alunos do “Tio Manda” publicaram homenagens nas redes sociais, destacando suas muitas qualidades e lamentando a perda. Rubens Mandarino foi professor de Educação Física, tendo atuado no histórico Colégio Estadual Liberato Salzano Vieira da Cunha (hoje Instituto Estadual). Com profunda integração à comunidade santanense, atuou na direção do Clube Campestre e chegou a ser eleito vereador pelo MDB, tendo chegado à presidência do Poder Legislativo Municipal.
Como radialista reconhecido em toda a região, “Tio Manda” atuou na locução e na reportagem esportiva na “pioneira” Rádio Cultura de Livramento e na TV 10 de Rivera, juntamente com célebres profissionais locais como Victoriano Cabrera, Oriovaldo Greceller, Evonto Rosa, Waldir Penedo, Walter Neves, Antônio Carlos Valente, Amilton Peres, Roberto Silva, entre outros. No esporte, atuou como jogador de futebol no Esporte Clube 14 de Julho e no Grêmio Santanense. Orgulhava-se de ter assistido ao vivo, a pelo menos uma dezena de Copas do Mundo, tendo chegado a receber de presente, do próprio Manuel Francisco dos Santos – Mané Garrincha, a camiseta que o genial ponta-direita lhe brindou após um dos jogos da Copa do Mundo de 1958, na Suécia, quando o Brasil conquistou sua primeira Copa do Mundo.
No campo esportivo, “Tio Manda” alcançou grande destaque como excepcional jogador de golfe, tendo criado uma enorme rede de amigos, praticantes desse esporte, de vários clubes da América Latina e até da Europa. Através dessas relações, frequentou clubes de diversas cidades no Uruguai, Chile, Argentina entre outros, tornando o Clube Campestre de Livramento um dos grandes anfitriões do golfe no Cone Sul, cujos golfistas acorriam para os célebres torneios que organizava principalmente devido ao estreito vínculo de amizade que mantinham com Mandarino.
Deixa a esposa, também professora, Jussara Mandarino, os filhos Andrea, Fabiana e Rubens (Mandinha), netos e um extenso, verdadeiro e carinhoso círculo de amizades. É uma verdadeira lenda santanense que parte. Devido aos protocolos oficiais impostos no combate ao contágio do novo coronavírus, seu corpo não chegou a ser velado publicamente, tendo sido cremado por decisão da família. As cinzas serão oportunamente jogadas nos históricos gramados dos campos de golfe do Clube Campestre, em Livramento, e em Punta Del Este.
Notícias do dia por Germano Rigotto
🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅