Sem avião
Cancelados por tempo indeterminado os voos regionais no Rio Grande do Sul a partir de segunda.
No tempo
Depois de vários “balões de ensaio” sobre supostos julgamentos de agravos e outros recursos que supostamente estabeleceriam “para esta semana” o retorno do prefeito afastado Ico Charopen à Chefia do Executivo, finalmente esse dia deve acontecer na próxima semana, quando se encerra o prazo de 90 dias de afastamento pedidos pelo Ministério Público e concedido pela Justiça. A suspensão das atividades da Justiça por conta da crise na saúde pública impediu a realização de sessão da 4ª Câmara do TJ-RS na manhã de quinta-feira, 19, que julgaria recurso impetrado pela Defesa de Ico.
Caminhando juntos
Os vereadores Antônio Zenoir e Evandro Gutebier vêm atuando de forma bastante integrada nos contatos com autoridades estaduais para tentar reverter a decisão da direção do Instituto de Previdência do Estado de desativar as agências na maioria das cidades do interior. Recentemente, com o apoio do deputado estadual Sérgio Peres, do partido Republicanos, os dois estiveramos em reunião na sede do IPE SAÚDE, em Porto Alegre, com o presidente do órgão, Marcus Vinicius de Almeida.
Em discussão, no encontro, uma proposta para a continuidade do atendimento do IPE em Santana do Livramento, que é uma demanda recorrente dos vereadores. Ficou definido que o melhor caminho para a solução desta demanda é um convênio com o município, que poderia ceder funcionários para atuar na agência a fim de que o atendimento possa retornar a ser diário. Atualmente, um servidor viaja à fronteira uma vez por semana para atender aos segurados. Como resultado imediato do encontro, a garantia do Presidente do IPE de que o órgão não fechará as portas em Livramento. Certamente, Gutebier e Zenoir continuarão caminhando lado a lado, para viabilizar essa demanda.
Prazo para mudanças
Termina oficialmente no dia 3 de abril o prazo para que os detentores de cargos eletivos troquem de partido sem risco de perder seus mandatos. Em Livramento, pelo menos três dos nomes cogitados para mudar de sigla já definiram suas novas agremiações, enquanto algumas surpresas surgiram no processo e outros nomes ainda não se decidiram. O suplente de vereador Pedrinho Santafé trocou o PDT pelo MDB no primeiro dia da “janela partidária”, surpreendendo a todos. O vereador Danúbio, virtual candidato a prefeito pelo Progressistas, também deixou a sigla, mas ainda não definiu seu destino. Os vereadores Maurício “Galo” Del Fabro e Marco Monteiro já bateram o martelo: Galo passa a somar nas fileiras do Progressistas e acabou abrindo espaço para Monteiro, que precisa sair da REDE porquê a sigla não superou a Cláusula de Barreira e não poderá participar das próximams eleições. Monteiro aceitou o desafio e já está ajudando na reconstrução do partido em Livramento. O ex-secretário geral de Governo, Enrique Civeira, cuja mudança para o Republicanos vinha sendo dada como certa, decidiu que não sai do PDT e trabalha para fortalecer a sigla com uma nominata de peso para a próxima eleição. Enquanto isso, a vereadora Marcia da Rosa vem conversando com outros partidos e pode sair do PSB. Seu destino também pode ser o Republicanos do vereador Evandro Gutebier, escolha na qual pode ser acompanhada pelo vereador Antônio Zenoir, que deixa o PSD.
Fronteira contra a Covid-19
O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes está gestionando ações específicas de combate ao coronavírus nas cidades de Fronteira, lembrando que, em especial, Uruguaiana, São Borja, Livramento, Quaraí, Itaqui e Barra do Quaraí recebem milhares de caminhões, carros e motos, ligando os países do Mercosul. Ele conversou sobre essa situação com o governador Eduardo Leite, com o Comandante Militar do Sul, Geraldo Antonio Miotto, com o secretário-chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, e com a secretária estadual da saúde Arita Bergmann, solicitando aindaa reabertura, mesmo que temporária, do Hospital de Guarnição de Uruguaiana, bem como o aumento do número de leitos nos hospitais das cidades da região. A secretária Arita ficou de conversar com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo e com a delegada Regional da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, Heili Temp.
Sem aglomeração