O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes, encaminhou hoje ao vice-governador Ranolfo Vieira Junior e a secretária estadual da Saúde Arita Bergman ofício encaminhado pela Associação Brasileira dos Transportadores Internacionais (ABTI), Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Rio Grande do Sul (SDAERGS), Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística da Fronteira Oeste (SETAL) e Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Carga de Linhas Internacionais do RS (SINDMERCOSUL), solicitando a liberação de um lote de doses da vacina contra a Gripe H1N1para serem aplicadas de forma preventiva em funcionários dos Portos Seco de Fronteira do RS, motoristas que transitam pelos municípios da Fronteira Oeste, principalmente aqueles que e adentram as fronteiras do Estado com os países vizinhos.
No oficio encaminhado, as entidades destacaram que os operadores do comércio internacional, transitaram em territórios onde o único alvo é o da disseminação do COVID-19, e que em função disso há a necessidade da inclusão desses funcionários nas fases iniciais da campanha de vacinação contra o vírus “Influenza”, (tetravalente) visando atender o setor de Comércio Exterior, que é um grupo de alto risco para contágio e disseminação visto que esse grupo de abrange diferentes categorias, (servidores públicos, recintos alfandegados, despachantes aduaneiros, transportadores).
A secretaria Arita Bergmann informou que na próxima semana a campanha de vacinação começara de forma especifica para idosos acima de 60 anos. Na sequência serão os professores e profissionais das forças de segurança e salvamento, como bombeiros e policiais militares, que poderão se vacinar a partir de 16 de abril. E´ nesse grupo de abril, que a secretaria se comprometeu a encaminhar ao ministério da Saúde e órgãos internos da secretaria para que os profissionais do setor de Transporte Internacional possam ser incluídos.
“Enquanto isso não acontece, combinamos com a secretaria Arita e vamos falar com os prefeitos das cidades onde existem Portos Seco aqui no RS para que seja montado um local de vacinação nos Portos Secos para que lá haja imunização dos motoristas com 60 anos ou mais, doentes crônicos e portadores de condições especiais”, comentou Antunes. Ao todo, serão 75 milhões de doses de vacinas contra influenza, 15 milhões a mais que em 2019.
Frederico lembrou em anos anteriores a secretaria da Saúde já colaborou com o envio de doses adicionais quando liberou cerca de cinco mil unidades de vacina somente para os profissionais do transporte. Nos últimos 30 dias transitaram pelos recintos alfandegados que fazem fronteira com Argentina e Uruguai no Rio Grande do Sul, 42.892 cargas.