Nas primeiras horas da tarde desta quarta-feira, dia 11, o 10° Batalhão de Bombeiros Militar (10° BBM) recebeu um chamado comunicando um fogo em campo na rua Rodolfo Costa, próximo a faixa de acesso ao Porto Seco de Sant’Ana do Livramento.
Já no local, as guarnições do 10° BBM iniciou o combate às chamas utilizando jatos de água para evitar que o fogo se espalhasse, porém, o trabalho foi dificultado por conta das condições climáticas, tendo em vista a grande incidência de rajadas de vento na região.
O soldado Moisés, durante a transmissão ao vivo da ocorrência para o programa da RCC FM (95.3) Boa tarde, cidade, disse que a situação é bastante complicada. “É lamentável, começo a dizer que é lamentável. A comunidade santanense está vendo a seca que nós estamos atravessando a nível de estado e não preserva a vegetação colocando fogo dessa maneira. Tivemos que acionar duas guarnições porque esta em torno das residencias”. O bombeiro ainda fez um apelo para que não utilizem o fogo como ferramenta para limpar os pátios e terrenos, muito menos para queimar lixo.
Este é a segunda vez que há um incêndio na mesma área neste ano. Recentemente, o 10° BBM foi acionado para combater um incêndio em campos próximos à Urcamp. Ainda nesta semana, o Sargento Emerson, responsável pelo 10° Batalhão, em entrevista ao Jornal da Manhã, na RCC FM (95.3), informou que em menos de 15 dias do mês de março, já foram registradas mais de 50 ocorrências de incêndios na cidade.