Algumas instituições começarão ano letivo na próxima semana
Iniciou nesta semana o calendário escolar 2020 de algumas escolas da rede estadual de educação. Alguns educandários tiveram seu retorno adiado algumas semanas além do cronograma, devido à greve dos professores no final de 2019. Foram reunidas informações de várias escolas do município e as diretoras comentaram como está o início de mais um ano de estudos.
Escola Hector Acosta
A escola localizada na região do Prado ainda não iniciou suas atividades. Segundo a diretora Cleusa Har Pereira, a escola está passando por adaptações após retirada de turmas do EJA e também passa por manutenções, já que a escola enfrenta o problema de ter quatro salas de aulas interditadas: “Do 6º ao 9º ano regular noturno e as séries iniciais do EJA foram encerradas, agora somente contamos com o Ensino Médio e o regular à noite. A greve acabou não interferindo muito por ser rotineiro o início das aulas em março, estamos lutando para tentar homologar mais turmas, pois temos alunos que estão fora do nosso sistema, encaminhamos a demanda para 19º Coordenadoria Regional de Educação. O número de alunos reduziu bastante, agora estamos com aproximadamente 700 alunos, fora os outros alunos que não estão homologados. Buscamos também o apoio da CRE pois estamos com quatro salas com problemas de infiltração e estão interditadas”, conta.
Escola Nossa Senhora do Livramento
A diretora Mari Rosângela Gonçalves destacou alguns pontos para a escola que já iniciou suas atividades nessa quarta-feira (3): “Iniciamos o ano letivo nesta data em função da greve dos professores, encerramos o calendário 2019 no dia 31 de janeiro de 2020, realizamos o nosso mês de férias obrigatórias e retornamos no dia 2, os professores, e no dia 3, os alunos. A escola retorna com seu quadro completo, sem nenhum tipo de funcionário faltando. A nossa escola ainda está realizando matrículas e transferências, esperamos que este ano possua mais alunos do que o ano passado”.
Escola Cyrino Luiz de Azevedo
A vice-diretora do turno da manhã e professora à tarde, Aline Bravo, relatou que o ano inicia de maneira tranqüila na instituição: “Estamos acertando os últimos detalhes e acreditamos que tudo está indo no caminho planejado. Iniciamos o ano letivo na última sexta-feira (06), com uma reunião dos professores na quinta-feira (05). Realizaremos um encontro com os pais dos alunos na segunda-feira (9) sobre o novo Ensino Médio, no qual a escola é piloto, junto com mais três escolas em Livramento. Os alunos dos 2º e 3º anos não serão afetados. O currículo será bem diferenciado e essa reunião é muito importante. E para o conforto de nossos alunos, teremos este ano todas as salas de aula com climatização, estamos muito esperançosos para que o decorrer do ano seja tranquilo”, destacou.
Escola Pinto da Rocha
Marília Simões, diretora da escola contou que já iniciaram as aulas e que está sendo programado uma série de melhorias para incentivar que os alunos venham com ainda mais vontade de aprender: “Graças a Deus tivemos uma boa procura de alunos para este ano, a escola é de Ensino Fundamental e nossos formandos já iniciaram nesta terça-feira (03). Tínhamos algumas séries finais que foram juntadas, por exemplo, os dois oitavos anos foram incorporados em somente uma turma. Não temos o quadro de equipe com desfalques e esperamos que nossos alunos se sintam bem à vontade na escola. Iniciaríamos no dia 18 de fevereiro, mas como recuperamos todas as aulas no fim de janeiro, não seria viável o início no cronograma certo por causa das férias obrigatórias. Estamos com uma grande procura de vagas e quase todas preenchidas”.
Escola Vitélio Gazapina
A diretora, Ida Larruscain, a escola está nos preparativos finais para iniciar o ano letivo: “As aulas iniciarão dia 11, a nossa escola é em período integral, exceto anos finais. Então, estaremos aqui a partir da próxima quarta-feira para atender nossos alunos. O calendário oficial do Estado teve um atraso de quase um mês. Estamos realizando um levantamento e estamos com expectativa de aumento do número de alunos atendidos pela escola, buscando ultrapassar os 526 alunos”, destacou.
Este é um levantamento parcial das escolas, algumas iniciaram esta semana e outras ainda iniciarão. Em breve você irá acompanhar no seu Jornal A Plateia, um especial sobre como funcionará o novo ensino médio que está sendo aplicado em quatro escolas de Sant’Ana do Livramento.