A administração do Aeroporto Internacional de Rivera informa que Corona Vírus não representa uma ameaça
Há pouco mais de dois meses em operação, a linha aérea que liga Sant’Ana do Livramento à capital gaúcha já foi colocada em cheque quando a Azul Linhas Aéreas comunicou o acordo de compra da TwoFlex, subsidiária da GOL Linhas Aéreas, por R$ 123 milhões. O clima de inseguridade acerca de um dos empreendimentos responsáveis por trazer de volta um clima de esperança à fronteira foi rapidamente dissipado.
Para isso, a Reportagem do Jornal A Plateia procurou o Secretário da Frente Parlamentar de Aviação Regional da Assembleia Legislativa e Assessor do Deputado Estadual, Frederico Antunes (PP), Cristiano Guerra, que foi um dos responsáveis pela articulação que viabilizou a inauguração da rota Livramento x Porto Alegre.
Em sua fala, Guerra garantiu que a linha deve ser mantida por, pelo menos, mais um ano, isso porque esse é o tempo estipulado pelo contrato firmado entre as empresas e o Aeroporto Internacional de Rivera.
Além disso, o Secretário comentou que, em conversa com o ex-proprietário da TwoFlex, Rui Aquino e com o Assessor da Presidência da Azul, Ronaldo Veras, foi garantido por ambos que nenhum passageiro ficará sem voar, independentemente da empresa que estiver comandando a rota.
Passada a instabilidade da notícia de venda da empresa responsável pelos voos, surge uma ameaça biológica, o vírus COVID-19, popularmente conhecido como Corona Vírus. Responsável por levar pânico à nível mundial, a nova epidemia do vírus teve como epicentro a província chinesa de Wuhan e já vitimou mais de três mil pessoas.
Ao redor do mundo, diversas companhias aéreas já suspenderam algumas rotas para a China. Recentemente, também foi registrado um surto da doença em uma região da Itália, o primeiro país da Europa a receber o vírus. No Brasil, até o fechamento desta edição são quatro casos confirmados da doença, todos contraídos por pessoas que visitaram algum país infectado. No Uruguai, foram pouco mais de cinco casos suspeitos, mas nenhum foi confirmado.
Pensando nisso, procuramos Ana Sandes, chefe do aeroporto de Rivera, cedido através de um acordo bi nacional para funcionar como base santanense dos voos entre Livramento e Porto Alegre. Quanto ao fluxo de pessoas, Ana informou que no mês de janeiro foram 69 embarques e 60 desembarques, já em fevereiro foram 72 chegadas e 56 partidas por passageiros de ambos os países.
Perguntada sobre a ameaça do vírus chinês, a chefe do aeroporto disse que nenhuma medida está sendo adotada no local. Isso porque nenhum voo internacional aterrissa em solo riverense diretamente, apenas voos regionais. Ainda sobre isso, Ana comentou que o único aeroporto que recebe voos diretos de outros países e está tomando algumas medidas preventivas é o Aeroporto de Carrasco, em Montevidéu.
A rota Livramento X Porto Alegre conta com uma periodicidade praticamente diária, com exceção das quartas-feiras e finais de semana. O tempo de voo é de aproximadamente 1h40. A linha tem início na capital gaúcha às 12h55. Já para quem deseja fazer o caminho inverso, deve estar no aeroporto às 15h15, quando o avião decola para cumprir a última parte do trecho.
O valor das passagens varia do dia e da demanda por lugares. Quem optar por este modal para viajar, pode comprar as passagens no site da companhia aérea ou em algumas agências de viagem da cidade, mas essa operação deve ser feita o quanto antes, porque o modelo utilizado na rota, comporta apenas nove passageiros mais a tripulação.