Ação antecede a principal data do calendário litúrgico
Quaresma é a palavra utilizada para designar o período de 40 dias, no qual os católicos realizam a preparação para a Páscoa, a mais importante festa do calendário litúrgico cristão, pois celebra a Ressurreição de Jesus, a base principal da fé cristã. Nesse período, que começa na Quarta-feira de Cinzas e termina na Quarta-feira da Semana Santa, os fiéis são convidados a fazerem um confronto especial entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esse confronto deve levar o cristão a aprofundar sua compreensão da Palavra de Deus e a intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé.
O Padre Leandro, responsável pela paróquia Nossa Senhora do Rosário destacou alguns pontos para quem não segue a religião católica ou não conhece como é o funcionamento da Quaresma: “A Quaresma, que se inicia na Quarta-feira de Cinzas, é o período de 40 dias que antecede a celebração da maior festa cristã, a Páscoa. É, para os católicos, tempo de preparação, de vivência das práticas quaresmais de oração, jejum e caridade. É durante a quaresma que, desde 1962, a Igreja Católica no Brasil, através da CNBB, nos propõe a Campanha da Fraternidade. Neste ano, a Campanha da Fraternidade, que tem como tema “Fraternidade e Vida” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou”, nos convida a três ações que nos acompanharão durante esse percurso: ver, compadecer-se e cuidar. Ações essas que nos aproximam de Deus e dos nossos irmãos e irmãs. É tempo de graça, de alegre busca da conversão e de vida plena para todos”, destaca o padre.
Quando surgiu a Quaresma
Por volta do ano 350 d.C., a Igreja decidiu aumentar o tempo de preparação para a Páscoa, que era de três dias, que permaneceram como o Tríduo Sagrado da Semana Santa: Quinta feira Santa, Sexta-feira Santa (Paixão) e Sábado Santo. A preparação para a Páscoa passou, então, a ter 40 dias. Isso aconteceu porque os cristãos perceberam que três dias eram insuficientes para que se pudesse preparar adequadamente tão importante e central evento. Surgia, assim, a Quaresma.
O foco da Quaresma sempre foi e continuará sendo a conversão ao Senhor e ao que Ele quer de nossa vida e do mundo. Nossa conversão pessoal e institucional, porém, deve sempre se concretizar, ser visível.