qui, 21 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

O Cemitério Municipal

Na semana passada a mídia local noticiou que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano estava fazendo uma limpeza a capricho no Cemitério Municipal, que atualmente se localiza dentro do perímetro urbano da cidade e muito próximo de uma Universidade.

A notícia me trouxe à mente muitas lembranças de tópicos relacionados ao nosso campo santo como era chamado. Vale recordar que o anterior Cemitério Municipal se localizava onde hoje é a Praça Getúlio Vargas na confluência das ruas dos Andradas e Rivadávia Correa. É preciso lembrar que há uns 90 anos o perímetro urbano da cidade não ia além de onde hoje está situado o velho prédio da Cooperativa. Posteriormente, foi desativado e construído um novo em uma área mais distante e que hoje dá frente para a Rua da Saudade.
Há muito tempo já tinha em mente que o Município deveria buscar um local mais afastado para construir um cemitério. A partir dos anos 70 do século passado com a construção dos prédios da ASPES e calçamento da Avenida Daltro Filho e abertura da estrada ao Porto Seco, teve início a construção de um bairro muito populoso no entorno do cemitério. Por outro lado, é preciso lembrar que a desativação de um cemitério dura, no mínimo, 10 anos, para que a área possa receber outra destinação.

Quando fui secretário de Administração no ano de 2001 sugeri que era preciso encontrar uma área maior que a do cemitério atual e mais afastada do perímetro urbano para a construção de um novo cemitério público, todavia aqui só se planeja o dia de amanhã e olhe lá.
Na atualidade, a história dos cemitérios é muito interessante. São depositários de obras arquitetônicas e de arte de renomados escultores e por isto se tornam em muitas cidades local de atração turística, merecendo até que se criasse a expressão necroturismo (necro = morte).

Entre os mais visitados está o cemitério de Arlington em Washington DC que entre seus monumentos está o Túmulo do Soldado Desconhecido, Também estão enterrados lá membros da família Kennedy, incluindo o ex-presidente John Kennedy e sua esposa Jacqueline. Em Paris, o mais famoso entre eles está o Père Lachaise onde foram sepultados Jim Morrison, Édith Piaf, Allan Kardec, Balzac, Proust, Chopin, Modigliani, Maria Callas, Molière, Oscar Wilde e outros famosos.

Bem perto daqui está o cemitério da Recoleta em Buenos Aires que sempre foi um ponto turístico desde que a ex-primeira dama Eva Perón foi ali sepultada, além de músicos, cantores, escritores e outros que se notabilizaram pela sua atividade profissional. E o que se dizer do cemitério Hollywood Forever em Los Angeles, na Califórnia, onde repousam ali os restos mortais de atores e atrizes famosos como Rodolfo Valentino, Douglas Fairbanks e Tyrone Power, e astros da música como o beatle George Harrinson.
Não pretendo que um novo cemitério venha a ser incluído em rotas turísticas como é feito pelos vinhedos, no entanto torna-se urgente que a Administração Municipal faça um plano de ação para que daqui a 10 ou 12 anos a atual área do cemitério seja utilizada para outra atividade como uma área verde e de recreação.

Notícias do dia por Germano Rigotto

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira   DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança   TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅

Zucco aciona Comissão de Ética Pública da Presidência da República contra Janja e Paulo Teixeira

Deputado quer que governo analise e aplique as devidas sanções sobre xingamento de primeira-dama contra Elon Musk e manifestação de ministro apoiando a declaração O deputado federal Zucco (PL-RS) protocolou, nesta terça-feira (19), requerimento na Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, para que o órgão analise a conduta da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e do ministro