Secretaria de Saúde está comprando materiais que serão utilizados no tratamento de pessoas com suspeita do quadro infeccioso, um parlamentar alertou sobre a entrada de turistas vindos do continente europeu, um dos focos da epidemia
Sant’Ana do Livramento está em estado de alerta para possíveis casos de coronavírus. A informação é do secretário Municipal de Saúde, Sergio Aragon. Segundo ele, já foi constituído um comitê no município para o qual serão repassadas as orientações a todos os profissionais de saúde que podem atender eventuais pacientes com sintomas do vírus que está se espalhando pelo mundo e já chegou ao Brasil.
“Todos os pneumologistas do município estão participando desse comitê que tem a enfermeira Gabriela Formoso como coordenadora”, disse Aragon, destacando que a Prefeitura já está comprando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para utilização no tratamento de pessoas com suspeita da doença.
Nessa semana, o vereador Marco Monteiro (REDE) alertou para o movimento de turistas vindos da Europa na Fronteira da Paz. O continente é um dos mais afetados pelo coronavírus até o momento. Os casos mais recentes de mortes foram registrados na Itália, que já soma mais de uma dezena. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que o risco de chegada de novos casos aumenta com o vírus mais presente na Europa.
“O fluxo de pessoas entre o Brasil e a Europa é muito maior. Na Itália, é bom lembrar, há muitos brasileiros vivendo por lá, que podem querer retornar ao Brasil por causa do aumento de casos naquele país”, disse o ministro da Saúde.
No mesmo sentido, o vereador Monteiro fez um alerta. O parlamentar é agente da Polícia Federal e cumpre plantões no Posto de Controle Migratório da PF junto à Área de Controle Integrado de Rivera, no Uruguai. Ele destacou que o movimento diário de pessoas vindas da Alemanha, França e Inglaterra deixa-o preocupado, fazendo com que ele alertasse a população da fronteiriça. “Esses turistas estão vindo de vários países do continente europeu e circulando aqui pela nossa fronteira, então é bom que todos se previnam”, disse.
Nessa sexta-feira (28), a 10ª Coordenadoria Regional se reuniu com a equipe de enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento e com mais profissionais da Secretaria da Saúde e da Vigilância Epidemiológica do município para tratar sobre o assunto e deixar claras as orientações a serem tomadas, caso surja algum caso suspeito. “Estamos todos em permanente discussão”, confirmou o diretor administrativo do Hospital, Valmir Silveira.
Diante da Emergência em Saúde Pública declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul já emitiu um Plano de Contingência Estadual que define o nível de resposta e a estrutura de comando correspondente a ser configurada, em cada esfera e nível de complexidade de casos suspeitos e da doença confirmada no Estado.