A solenidade contou com a presença de autoridades e também com uma apresentação artística
A sexta-feira, dia 28, foi a data escolhida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Sant’Ana do Livramento para a realização do evento alusivo ao início das aulas na rede municipal de ensino. Realizado no salão da Igreja Gideões da Fé, a reunião levou cerca de 200 pessoas, divididas entre professores e membros das equipes escolares.
Além dos docentes, algumas autoridades também estiveram presentes na solenidade. Quem deu início à programação foi a responsável pela SME, Gislaine Grecellé, que falou sobre as expectativas para o ano de 2020.
Na sequência, as demais autoridades também realizaram os seus pronunciamentos desejando um bom trabalho para todos os presentes. Ainda foram entregues algumas premiações a alunos que participaram de competições culturais no ano de 2019.
Logo após a premiação foi a vez da performance da Vovó Literata, personagem interpretado pelo ator Roger Castro, que falou sobre diversos assuntos relacionados à profissão pedagógica. Com um tom descontraído, bem-estar, metodologias e dicas para uma boa convivência em sala de aula foram os tópicos abordados pela Vovó.
Ao fim da apresentação, foi feito um intervalo para o almoço. Com o retorno das atividades nas primeiras horas da tarde, a explanação teve como tema a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é o documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais necessárias à evolução dos alunos ao longo das etapas da Educação Básica, junto com o Referencial Curricular Gaúcho (RCG), sobre os desafios e possibilidades na implementação deste campo de experiências pedagógicas.
Durante os dois turnos do evento, estiveram presentes o vereador Antônio Zenoir (PSD), representando a Câmara Municipal de Vereadores, a Coordenadora Pedagógica da SME, Sandra Arteche, o Presidente do Conselho Municipal de Educação, Tânia Batista, a Coordenadora Regional de Educação, Ana Alice Campagnaro, o Gerente do SESC Livramento/São Gabriel, Fabrício Gianesini, o Diretor do SENAC Livramento, Leonardo Dias Santana e o Juiz de Direito da 3° Vara Civil e da Infância e Juventude Alexandre Del Gaudio.
TRANSPORTE
Antes de abrir a cerimônia, a Secretária Gislaine Grecellé concedeu uma entrevista ao programa da rádio RCC FM (95.3), Jornal da Manhã, onde foi questionada sobre um assunto que tem gerado polêmica na cidade, o transporte para as escolas da área rural do município.
Quando questionada sobre como iria funcionar o sistema de transportes, Gislaine deu alguns detalhes sobre o processo licitatório. “Ele (o processo) estava pronto para ser licitado no dia 21, mas os empresários cancelaram esse edital. Então é um processo que nós já refizemos todas as linhas novamente e agora temos que iniciar tudo de novo. Infelizmente acontece isso, enquanto a gente não tiver uma máquina própria para poder suprir, essas coisas vão acontecer’’, comenta.
Quanto à demora no início das aulas, Gislaine explica: “Nós não temos como chegar às comunidades. Mesmo com todos os esforços que a gente faça para a recuperação dos ônibus, sempre um atraso vai dar”. Ainda sobre o assunto, a Secretária informa que a previsão para o início das aulas nessas instituições é de aproximadamente 20 dias.