A Polícia Civil de Sant’Ana do Livramento está prestes a concluir o inquérito de apuração das causas do incêndio a um arquivo da Secretaria de Planejamento do município. O caso aconteceu na madrugada do dia 04 de outubro do ano passado. Segundo a delegada responsável pela investigação, o laudo do incêndio não foi conclusivo, mas dá sinais de que foi criminoso. “Nós não conseguimos apurar a autoria do crime, mas há indicativos quanto a intensão dolosa do incêndio”, destacou Giovana Müller.
Ainda era madrugada quando o Corpo de Bombeiros foi chamado por volta das 4 horas da madrugada para apagar as chamas que já atingiam o prédio conhecido por abrigar o Senai, durante décadas. O fogo atingiu somente o ambiente onde estavam localizados os arquivos da Secretaria, segundo a Delegada, porém se constatou que não houve prejuízos em termos de documentação. “Embora tenha alguns documentos queimados havia cópias importantes relacionadas a sindicâncias”, destacou. No dia do incêndio, o então secretário de Planejamento, Ricardo Dutra, contou que o guarda que estava na secretaria notou um forte cheiro de fumaça e que esse odor era no interior do prédio, e acionou o Corpo de Bombeiros. Ao chegar ao local, a equipe extinguiu as chamas.
O Instituto Geral de Perícias (IGP) foi chamado para investigar a origem das chamas. Ao Jornal A Plateia, a delegada Giovana destacou que o laudo já está anexado ao processo de investigação, que está em fase de conclusão. “Veio o laudo, mas não conseguimos apurar a autoria, estamos em via de encerrar o inquérito”, concluiu.
Em menos de seis meses Livramento tem segundo incêndio a órgão público
Menos de seis meses depois do incêndio no Planejamento, nessa semana um incêndio destruiu completamente a sede do Conselho Tutelar. O fato foi registrado horas depois do início do temporal de terça-feira (18). A prefeita Mari Machado (PSB) esteve no local acompanhada do secretário de Assistência Social, Rafael Castro, e disse que vai solicitar uma perícia para descobrir as causas da ocorrência. Desde a segunda-feira (17), os profissionais que atuam no Conselho de Livramento estavam realizando a mudança de sede. O órgão funcionará em sua antiga sede junto ao Centro de Referência da Mulher, na rua Dos Andadas.
Rodrigo Evaldt