seg, 7 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

O Brigadiano santanense que salvou a vida de um bebê em Guaíba

Jeferson Lucas Machado atua em Guaíba e contou como foi ação que salvou Noah

Mãe tem como missão proteger seu filho, ficando horas acordada enquanto ele não chega, conferindo se está se alimentando direito e repetindo, todas as vezes em que o filho vai sair, a clássica frase: “Leva um casaco que vai esfriar”.

Imagine como fica o coração de uma mãe, em que seu filho é um policial, o risco da profissão causa uma apreensão gigantesca. Cláudia Machado sabe bem como é arriscada a profissão de seu filho. Jeferson Lucas Machado Oliveira, o Soldado Machado teve um dia de herói, quando salvou a vida de um bebê que estava se afogando com o leite materno. O SD Machado, atualmente no 31° Batalhão de Polícia Militar, junto com sua parceira SD Mariele, receberam o pedido de socorro dos pais de um bebê de apenas três dias de vida que estaria engasgado com leite materno: “Era final de tarde, já se findava o período do serviço, estávamos em patrulhamento na área central de Guaíba, aproximadamente a 5Km de distância do local da ocorrência, quando a guarnição recebeu a chamada da sala de operações. Estava na função da sala de operações, o SD Pacheco que já havia tentado orientar o pai de Noah, então o SD Pacheco solicitou que a Guarnição atendesse com brevidade. Ligado o sinal sonoro de prioridade fizemos o deslocamento até o local. No momento em que o SD Pacheco fez a solicitação informando do que se tratava mobilizou a outra guarnição composta por SGT Ramos e SD Augusto que também se deslocou até o local para apoio no trânsito de veículos”, conta.

Como foi o salvamento
“Ao chegar no local eu peguei Noah em meus braços, fiquei em uma posição em que agachado pude firmar uma perna de apoio para meu braço que segurava Noah na posição de bruços e usando os dedos para manter sua boca aberta, então comecei a realizar os impulsos nas costas procedimento conhecido como manobra de Heimlich. Noah, que no momento gemia, começou a chorar, então, percebi que naquele momento já havia uma melhora. Então, com a chegada do Corpo de Bombeiros entreguei Noah para o SGT Jairo que realizou uma aspiração em Noah e confirmando sua melhora deslocou-se até o Hospital Regional de Guaíba onde Noah rapidamente recebeu atendimento médico”.

Pensei na minha filha
Machado se emociona ao lembrar-se de seu salvamento: “Eu não tenho dúvidas que foi uma missão de Deus, sempre vi matérias com o mesmo teor em outras localidades, mas nunca imaginei que aconteceria comigo, eu abracei uma grande responsabilidade ao pegar o Noah em meus braços, não pensei em outra coisa a não ser ajudar a salvar sua vida, foi muito emocionante estar com ele no hospital, saber que ele estava bem, pensei na minha filha Giovana de 1 mês e 25 dias desde o início das minhas ações para atender esta ocorrência. Agradeço a Deus por ter me capacitado naquele momento”.

Um ato de heroísmo
Sua mãe, Cláudia Machado comentou com orgulho de ter um filho em destaque com sua ação heróica: “Meu filho é um homem maravilhoso, Deus estava junto com ele no momento em que ele foi atender essa ocorrência, ele me revelou que após o procedimento e que a adrenalina em salvar uma vida passou, ele ficou bem emocionado com o salvamento e que se lembrou da filha após o caso. Eu não esperava tanta repercussão, mas estou muito feliz em ver que meu filho salvou uma vidinha”, conta.

Gratidão
A mãe do pequeno Noah, Crystyny Longaray, agradeceu pelo salvamento de seu filho: “Não tenho nem palavras para agradecer a estes anjos que Deus enviou para salvar a vida do meu pequeno, foi um susto enorme, mas eles, em questão de minutos, chegaram até nossa casa e nos ajudaram de todas as formas possíveis. Só tenho a agradecer aos policiais, aos bombeiros e à equipe do hospital regional que foram muito prestativos e atenciosos com o nosso pequeno Noah. Obrigado de coração, que Deus venha retribuir a cada um de vocês”.
Repercussão
Nas redes sociais, o caso foi repercutido por mais de 35 mil pessoas, somente na publicação do Jornal A Plateia. Com centenas de comentários parabenizando o trabalho do policial, confira:

João Victor Montoli – [email protected]