seg, 7 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Centro de atendimento à criança deve ser implementado em Livramento

Murilo Alves – [email protected]

De acordo com o vereador Carlos Nilo, o investimento não deve superar os R$ 25 mil

Nesta semana, o vereador Carlos Nilo (PROGRESSISTA) anunciou, durante entrevista ao programa da RCC FM (95.3), Boa Tarde, Cidade, que o projeto para a criação de um centro de atendimento à criança em Sant’Ana do Livramento deve sair do papel em breve.

A ideia inicial, segundo Nilo, era a criação de um centro de atendimento às crianças autistas, mas, em conversa com Mari Machado (PSB), após ela ter assumido o governo em janeiro de 2020, a abrangência do projeto foi ampliada. “Ela disse que a ideia era boa, mas que não queria restringir os atendimentos apenas aos autistas e sim (fornecer) o atendimento à criança. […] O que eu achei melhor ainda do que a minha ideia’’, informou.

O responsável pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Sérgio Aragon, comenta que o projeto para a criação do centro já fazia parte do plano de governo em 2017, mas, com o afastamento de Mari Machado do, agora afastado, prefeito Ico Charopen (PDT), não houve tempo para a implantação. “Agora nós estamos de volta para colocar de pé esse centro’’, afirmou.
Aragon destacou ainda que não é apenas um centro de saúde mental, mas sim um centro de atendimento integral à saúde da criança e do adolescente. Os serviços prestados pelo centro contemplariam também crianças autistas, hiperativas e ainda seria desenvolvido um trabalho de combate ao suicídio e à depressão.

De acordo com Nilo, o projeto tem grande potencial, visto que os profissionais que fariam os atendimentos no centro já estão todos inclusos na rede municipal. “O que nós precisamos para termos nesse centro, nós já temos aqui em Livramento, que é um neuropediatra, um psiquiatra infantil, um psicólogo, um pediatra, um fonoaudiólogo, um psicopedagogo e um terapeuta ocupacional. Todas (as especialidades) têm aqui (em Livramento)’’, destacou.

O objetivo da criação do centro seria desafogar os outros pontos de atendimentos médicos da cidade e também, promover um ambiente mais eficiente no tratamento infantil. A estruturação seria feita com um médico de alguma especialidade, ainda não definida, fazendo a triagem para que fosse feito o encaminhamento da criança.
Posteriormente, a equipe de médicos faria um estudo dos casos para definir e indicar o melhor tratamento, o que, na teoria, reduziria as filas de espera das unidades de saúde pública do município.
Frente à atual situação financeira do município, a construção de um prédio para abrigar o centro tornar-se-ia inviável, portanto, a saída será utilizar um espaço que já está alugado. Já com o valor do aluguel incluso, o vereador Nilo garante que o investimento para que o centro entre em funcionamento não deva superar os R$ 25 mil, tendo em vista que a folha salarial não sofrerá alterações.
Já o secretário informa ainda que espera que o projeto entre em funcionamento, pelo menos, até o dia 10 de março. “Já fizemos o plano de trabalho, o plano de referência, os organogramas do atendimento. Toda a parte técnica. Nós estamos trabalhando desde janeiro para isso’’, pontua.

(FOTO: ARQUIVO )