qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

2º Regimento de Polícia Montada comemorou 107 anos de história

Celebração de mais um ano protegendo a comunidade

No dia 04 de fevereiro de 1913 era criado o 2º Regimento de Cavalaria com o propósito de vigiar a área de fronteira na região. Inicialmente suas atividades foram desenvolvidas, exclusivamente, na área rural.
Comemorando seus 107 anos de fundação, o efetivo administrativo se reuniu nesta tarde para celebrar. O Cel Burgel comandante do CRPO FO e os majores Mello e Laerte prestigiaram o evento.
Na atualidade, o 2º Regimento de Polícia Montada é responsável por sete municípios da região: Sant’Ana do Livramento, Alegrete, Manoel Viana, Rosário do Sul, São Gabriel, Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul.

Conheça a história do 2º Regimento de Polícia Montada

Primeiramente, o 2º RPMon desenvolvia suas atividades exclusivamente na área rural. Já na segunda década do século XX, teve participação efetiva nos combates dos movimentos revolucionários de 1923, 1924, 1925, 1926, 1930 e 1932.

Por que chamado de “O heroico”?

Teve seu batismo de fogo em 1923, no município de Lagoa Vermelha. Pela bravura e ousadia demonstradas no Combate da Ramada, travado no município de Palmeiras das Missões, pelo seu efetivo, conquistou o Título de “O Heroico”, dado pelo Coronel Emílio Lúcio Esteves, Comandante das Tropas Legalistas.
Juntamente com os heroicos integrantes do período bélico do 2º Regimento, destacaram-se duas mulheres, Frutuosa Silveira (esposa do clarim da Unidade, desenvolvendo as funções de mensageira e remuniciadora dos combatentes nas duas campanhas) e Zeferina Dias (apelidada de Bolachinha, na função de fornecimento de água), as quais combateram nas campanhas de 23 e 24.
Em 1930, o Regimento participou da Revolução que levou Getúlio Vargas ao Governo Federal, em âmbito local, a Comando do capitão Ângelo Mello, e do Tenente José Manoel Pujol, tendo cumprido as determinações frente às forças contrarrevolucionárias do Exército Brasileiro.
Passado o período bélico, a Unidade teve sua denominação modificada em 1961, de 2º Regimento de Cavalaria para 2º Regimento de Polícia Rural Montada, sendo que em 16 de dezembro de 1968, o Regimento passou a denominar-se Regimento Coronel Juvêncio.
No ano de 1974, mais precisamente em 13 de agosto, o governo do Estado do Rio Grande dos Sul, assinou o decreto n˚ 23.246, de 13 de agosto de 1974, o qual modificou a estrutura da organização, modificou a denominação de Unidades e determinou outras providências na Instituição. A partir daquele momento, o “Regimento Coronel Juvêncio” passava a denominar-se 2º Regimento de Polícia Montada (2˚ RPMon).
Com a transição da fase do aquartelamento para policiamento, a Brigada Militar modificou sua área geográfica de ação, agregando o policiamento ostensivo urbano, com o emprego de dupla de policiais denominados de Pedro e Paulo, e passou a denominar-se 2º Regimento de Policiamento Montado.
Com o passar dos anos, a Brigada Militar procurou evoluir e aproximar-se das comunidades, foi assim que foi inaugurado o 1º Módulo Policial Militar (28 de setembro de 1991), no centro da cidade. Posteriormente foram inaugurados os módulos dos bairros Prado e Wilson, estrategicamente dispostos, marcando assim uma nova fase na atuação do Regimento. Desta forma foi antecipada a implantação da atual filosofia do Policiamento Comunitário, hoje denominado de Polícia Cidadã.
Já em 1993, no dia 23 de junho, o Regimento vivenciou um paradigma na inclusão de policias militares. Neste momento, 30 mulheres somaram-se ao efetivo masculino existente, marcando assim, um fato singular na história da unidade. Em 16 de fevereiro do mesmo ano foi criado o Estandarte Histórico do Regimento, através do Decreto nº 34.659, sendo eternizado em 4 de fevereiro de 1994, por ocasião do 81º Aniversário do Regimento.
Até a reorganização da Brigada Militar, determinada através de Lei 10.991, de 18 agosto de 1998, a área de ação do Regimento estendia-se pelos municípios de Alegrete, Quaraí e Rosário do Sul. E, atualmente, abriga a sede do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Fronteira Oeste.
Parabéns a todos os policiais que estão e passaram pelo Heroico, protegendo e servindo à comunidade santanense!

João Victor Montoli
[email protected]

Allanamiento e incautación de droga en Rivera

En la jornada de este miércoles 2 de abril tras un trabajo de inteligencia policial llevado adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera con apoyo de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte y el Grupos de Reserva Táctica (GRT), en el constate combate al micro tráfico de

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025