Por: Murilo Alves – [email protected]
A manutenção deve acontecer ainda nesta semana
No próximo domingo, dia 2, é comemorado pela religião do candomblé o dia de Iemanjá. A orixá africana é conhecida como a “Rainha das Águas’’, por este motivo ganhou uma homenagem às margens do lago Batuva.
Há mais de uma década no local, o altar onde a sua imagem está exposta tornou-se lugar de peregrinações de fiéis, que todos os anos deixam suas velas e oferendas e fazem as suas preces.
Acontece que, de um tempo para cá, a imagem passou a ser vandalizada. Retratada de braços abertos com um ar receptivo, a Rainha as Águas está, praticamente, sem mãos. O véu celeste que cobria a orixá, também não resistiu às ações dos vândalos.
Além da depredação, a homenagem sofreu com a ação do tempo. Sua pintura já não tem a mesma vivacidade que tinha antes. A estrutura que cercava a passarela até a imagem, também está danificada.
Pensando na eminência das festividades alusivas ao dia de Iemanjá, o Centro de Umbanda, Cabocla Araci, representado pelo organizador do evento, Edson Gonçalves, solicitaram ao departamento Municipal de Cultura alguns reparos à imagem.
O trabalho de avaliação teve início na manhã desta quarta-feira, dia 29, e, de acordo com Gonçalves, tudo deve estar em ordem para o domingo. “Dá pra fazer rapidinho. Pra o dia 2 estar pronta, dá pra fazer. Depois vamos tentar conseguir uma verba e fazer uma revitalização total’’, afirmou.
A COMEMORAÇÃO
A programação deste domingo deve ter início por volta das 10h da manhã com a saída de uma procissão com a imagem de Iemanjá do centro de Umbanda. A peregrinação parte da rua Ângelo Del Fabro, na vila João Souto Duarte, e percorrerá um trajeto pelas principais ruas da cidade até a chegada no lago Batuva.
Chegando no lago, haverá uma cerimônia religiosa e homenagens à entidade. Posteriormente, no local, a celebração continua ao longo do dia. Vale lembrar que haverá também uma praça de alimentação com diversas opções para os devotos.
Abaixo você confere as ruas que receberão a passagem da imagem de Iemanjá:
Saída: Sede do centro de Umbanda Cabocla Araci, na rua Ângelo Del Fabro, na vila João Souto Duarte.
A carreata passará pelas ruas: Saldanha da Gama, Sérgio Fuentes, João Pessoa, 13 de Maio, Hugolino Andrade, Tamandaré, Barão do Triunfo, Rivadávia, João Belchior Goulart até o lago Batuva.