7° Regimento de Cavalaria Mecanizada iniciou operação para o controle da Fronteira entre Brasil e Uruguai
O 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado começou, nesta semana, a Operação Fronteira Sul/2020, em cooperação e coordenação com os Órgãos de Segurança Pública Federais e Estaduais. A atividade, prevista em Lei Federal, tem por objetivo a intensificação do controle dos postos de entrada no País visando coibir uma possível tentativa de ingresso de foragidos da Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, que faz fronteira com a cidade de Ponta Porã, no Estado do Mato Grosso do Sul.
A fuga aconteceu no domingo (19), quando 76 integrantes de uma facção criminosa brasileira fugiram por um túnel da Penitenciária Regional. De acordo com o Ministério Público do país vizinho, 9 presos foram recapturados. Um deles foi apreendido no momento da fuga por um túnel. Dos outros recapturados, três foram encontrados na última quarta-feira (22), sendo dois em uma área que fica a cerca de 12 quilômetros de Pedro Juan Caballero; e um que se entregou, após um pedido dos pais.
Em uma nota divulgada pelo comandante do 7º RC Mec, tenente coronel Marco André Menezes dos Santos, o objetivo da operação em Sant’Ana do Livramento é aumentar a sensação de segurança da população da Fronteira da Paz. “O 7º RC Mec iniciou a ação operativa de Postos de Bloqueio e Controle de Estrada (PBCE) e a realização de operações do tipo patrulha motorizada em estradas vicinais do interior do município de Sant’Ana do Livramento”.
Rodrigo Evaldt | [email protected]