qui, 21 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Azul comunica acordo de compra da TwoFlex por R$ 123 milhões

Linha que liga Livramento a Porto Alegre não deve ser alterada

Nessa terça-feira (14), uma notícia movimentou o setor de aviação civil no Brasil. Isso porque a Azul Linhas Aéreas comunicou a compra da Two Flex por R$ 123 milhões. Para a Azul, a compra serve como um incremento aos mais de 200 destinos já disponíveis em sua malha, e também interrompe a entrada da concorrente GOL Linhas Aéreas no nicho regional.
Com a compra, mais 36 cidades passam a integrar a área de cobertura da Azul, Sant’Ana do Livramento, que possui voos, praticamente, diários operados pela TwoFlex, é uma delas. A linha que liga a Fronteira da Paz a Porto Alegre teve início há pouco mais de um mês e é fruto de uma parceria entre a GOL e a TwoFlex.

Frente à comunicação de venda da empresa, surge a dúvida a respeito da continuidade dessas linhas regionais recém inauguradas pela GOL. Para isso, a Reportagem do Jornal A Plateia conversou com o Secretário da Frente Parlamentar de Aviação Regional da Assembleia Legislativa e Assessor do Deputado Estadual, Frederico Antunes (PP), Cristiano Guerra.
De acordo com Guerra, o mais evidente é que não haja a alteração no funcionamento dessas linhas, principalmente a que liga Livramento a Porto Alegre, visto que há um contrato firmado pelas empresas que garante o serviço pelo período de um ano.

Além disso, o Secretário comentou que, em conversa com o ex-proprietário da TwoFlex, Rui Aquino e com o Assessor da Presidência da Azul, Ronaldo Veras, foi garantido por ambos que nenhum passageiro ficará sem voar, independentemente da empresa que estiver comandando a rota.

Vale lembrar que, até o momento, o que existe é o comunicado do acordo de compra. Para que o negócio seja efetivado, a GOL e a TwoFlex devem entregar um relatório atestando que toda a frota, atualmente de 18 aviões, simuladores e equipamentos estão em condições de serem operados e que o setor contábil está em dia.
Posteriormente à auditoria, os dados ainda serão analisados pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e, se aprovados, serão repassados para a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que oficializará a compra. Feito isso, a TwoFlex será incorporada, com exceção de sua diretoria, à Azul.

Uma das novidades que pode surgir nos céus da fronteira em breve é a mudança no modelo das aeronaves que operarão na linha entre o Aeroporto Internacional de Rivera e o Aeroporto Salgado Filho.
Em entrevista à Reuters, o Presidente Executivo da Azul, John Rodgerson disse que a empresa tentará buscar a autorização com a ANAC para operar as rotas regionais incorporadas junto à TwoFlex com o avião ATR 72-600.

Atualmente, a aeronave utilizada é um Cessna 208 do modelo Caravan, que comporta até nove passageiros mais a tripulação. Caso a ANAC conceda a autorização, o avião que cumprirá essa função é de fabricação francesa e comporta até 74 passageiros.
Assim como o Caravan, o ATR possui asas altas e motor turboélice, a diferença é que o francês conta com a força de propulsão de dois Pratt & Whitney Canada PW 127 F, o que garante uma velocidade média de 500km/h e uma autonomia de mais de mil quilômetros de distância.

Murilo Alves | [email protected]

Notícias do dia por Germano Rigotto

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira   DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança   TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅

Zucco aciona Comissão de Ética Pública da Presidência da República contra Janja e Paulo Teixeira

Deputado quer que governo analise e aplique as devidas sanções sobre xingamento de primeira-dama contra Elon Musk e manifestação de ministro apoiando a declaração O deputado federal Zucco (PL-RS) protocolou, nesta terça-feira (19), requerimento na Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, para que o órgão analise a conduta da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e do ministro