Cachoeirinha e Gravataí são as cidades com mais registros da doença
O Rio Grande do Sul teve mais 12 casos de sarampo confirmados nesta quinta-feira (16). Os diagnósticos são de pessoas que registraram o início de sintomas de novembro do ano passado até o mais recente boletim epidemiológico, divulgado nesta quinta pela Secretaria Estadual de Saúde. Os novos pacientes são das cidades de Gravataí, Canoas e Cachoeirinha na Região Metropolitana, e Trindade do Sul, no Norte.
Dos mais recentes casos, são três pessoas da mesma família em Gravataí, sendo dois bebês (um com um mês e outro com seis meses de vida), que são primos, e o pai de um deles, de 24 anos. A família tem histórico de visita a Sombrio, em Santa Catarina. Ainda em Gravataí, constam três casos relacionados a um surto em uma escola, envolvendo dois adolescentes de 18 anos e um jovem de 26 anos.
Já no interior do Estado, em Trindade do Sul, os dois novos diagnósticos se referem a um adolescente de 17 e outro de 18 anos, vinculados a um surto de sarampo em Concórdia, Santa Catarina.
Com estes 12 novos casos, o Estado soma 76 pessoas infectadas pela doença desde a primeira quinzena de setembro. As contaminações estão distribuídas em 11 municípios (confira a lista completa no fim do texto).
Vacinação
A vacina contra o sarampo é disponibilizada gratuitamente na rede pública para pessoas entre seis meses e 49 anos de idade. Profissionais de saúde de todas as idades também podem se vacinar.
Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Qualquer indivíduo que apresentar febre e manchas no corpo, acompanhado de tosse, coriza ou conjuntivite deve procurar os serviços de saúde para a investigação, principalmente aqueles que estiveram nos 30 dias anteriores em viagem a locais com circulação do vírus.
Cidades com casos confirmados no RS
- Cachoeirinha (20)
- Gravataí (20)
- Porto Alegre (19)
- Canoas (04)
- Alvorada (03)
- Tramandaí (03)
- Ijuí (02)
- Trindade do Sul (02)
- Dois Irmãos (01)
- Santo Antônio da Patrulha (01)
- Carlos Gomes (01)
Fonte: Gaúcha/ZH
Foto: Rinaldi Bernardi/Agência RBS