sáb, 19 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

Mais de oito mil argentinos passaram pela Fronteira da Paz

Foto: Marcelo Pinto/AP

Dado é informado pela Polícia Federal e representa 43% da entrada de estrangeiros no país para a temporada de verão

A grande invasão de estrangeiros ao Brasil pela temporada de verão já começou. A grande maioria de argentinos entra no país em busca de praias, principalmente no estado de Santa Catarina. A Polícia Federal, órgão responsável pelo controle de entrada de estrangeiros ao país, informou na última terça-feira (7), que o número de entradas e saídas de estrangeiros, principalmente argentinos, chegou ao número de 8.010 pessoas. Sendo 5.626 entradas ao país e 2.384 saídas.

O fluxo deve marcar um recorde histórico neste verão. Geralmente, a cada quinzena uma nova leva de turistas ruma em busca de praias mais quentes, já que as praias argentinas são conhecidas por suas águas geladas do Oceano Atlântico. O Brasil é o ponto certo para os “hermanos”, já que o litoral brasileiro é banhado pelo mesmo oceano Atlântico, porém com resquícios do litoral caribenho, por ser também mais centralizado nos hemisférios acaba proporcionando ao seu litoral águas mais quentes, em relação às praias argentinas.

Em média, a cada meia hora, um avião sai da Argentina repleto de turistas com destino ao Brasil. Só de Buenos Aires, partem mais de 40 voos diários para cidades brasileiras. Cerca de 300 voos por semana nesta temporada.

Por via aérea, a mais procurada é o Rio de Janeiro, seguida de Florianópolis e de Salvador. Mas a maior parte chega mesmo por via terrestre, de carro e até de ônibus, rumo às praias do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Segundo o Instituto de Estatísticas e Censos da Argentina, no verão passado, 817 mil argentinos cruzaram a fronteira com o Brasil, um aumento de 30%. Os dados de dezembro de 2018 a Fronteira da Paz registrou 3.203 atendimentos somente a argentinos. A previsão da Polícia Federal é de que como ainda resta cerca de 50 dias de temporada de verão, os atendimentos aos “hermanos” argentinos ultrapassem a 10 mil, somente em Livramento.

João Victor Montoli | [email protected]

Audiência Pública em Brasília debaterá crise no Agro Gaúcho e buscará soluções urgentes

  A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, realizará, no dia 22 de abril (terça-feira), às 15h, uma Audiência Pública crucial para debater a grave situação do agronegócio no Rio Grande do Sul. Proposta pelo deputado federal Afonso Hamm, a iniciativa visa encontrar soluções urgentes para os desafios que assolam o setor, como os