qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

RS soma 5,5 mil comunicados de perdas em lavouras devido à estiagem

Do total, mais de 2,8 mil foram acionamentos no seguro rural

Dados do Ministério da Agricultura mostram que a falta de chuva no Rio Grande do Sul fez com que 5.551 avisos de sinistros fossem feitos por produtores gaúchos para seguradoras e instituições financeiras desde a segunda quinzena de dezembro. A informação veio da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em entrevista ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha.

— É muito importante que quem já verificou essa perda faça logo o pedido para o Proagro ou para seguro, para que possa receber — alertou a ministra.

Pedro Loyola, diretor do Departamento de Gestão de Riscos da Secretaria de Política Agrícola da pasta, detalhou à coluna os dados. Do total, 2.829 foram acionamentos no seguro rural, sendo 291 para o milho e 1.320 para a uva. Produtores de soja solicitaram vistoria em 1.218 lavouras.

Além disso, com base em dados do Banco Central, a pasta contabiliza 2.722 comunicados de perdas no Proagro — programa oficial de governo voltado à agricultura familiar. Desses, 1.824 foram comunicados de perdas em milho, 529 em soja e 369 no feijão.

O diretor complementa que, feita a comunicação, a liberação de recursos precisa ser referendada, inclusive com laudo técnico feito a campo.

— É importante lembrar que o produtor tem de avisar com no mínimo 15 dias que está se preparando para a colheita, para que seja feita a feita avaliação — reforçou o diretor, destacando que o seguro “mitiga muito as perdas”.

Loyola acrescenta que mais de 90% dos produtores de soja e de milho do RS que estão no crédito rural têm Proagro ou seguro. Na uva, o Estado é líder na contração de seguro: a cobertura chega a 59% da área cultivada.

Neste ano, o governo federal reforçou a projeção de recursos a serem liberados para a subvenção do seguro rural, que deverão totalizar R$ 1 bilhão — mais do que o dobro liberado no ano passado.

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo