qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Brigada Militar termina o ano com recorde de prisões e apreensões

Segundo o Tenente Coronel Otero algumas ocorrências tiveram diminuição de até 64% em relação ao ano anterior: “Seguimos atuando forte com o apoio das demais forças de segurança em nossa cidade”

Quem circulou pelas ruas do centro da cidade, e pelos bairros também, neste último ano, pôde notar um aumento da presença policial no policiamento ostensivo, onde as guarnições da Brigada Militar trabalham diuturnamente para prover o bem-estar dos santanesenses. Esse aumento no policiamento nas ruas é graças a uma gestão eficiente, o planejamento do Comando Regional da Fronteira Oeste e do 2°RPMon que, por meio da ferramenta Avante, consegue com precisão atuar nas áreas mais críticas no combate à criminalidade.

Desde que assumiu o comando do regimento, o Tenente Coronel Otero tem trabalhado para melhorar a sensação de segurança no município, tanto na região urbana quanto no interior onde a Patrulha Rural continua atuando constantemente. “Neste ano, nós conseguimos diminuir algumas ocorrências em 64%, outras 40%, o nosso principal foco de atuação na área do regimento era o abigeato. Neste sentido nós tivemos uma diminuição de 35% nesses crimes, por meio de ações de combate realizadas em parceria com a Policia Uruguaia e com a Polícia Civil. Nós conseguimos identificar algumas quadrilhas de uruguaios na região da Coxilha Negra e através de uma grande operação conseguimos fazer um combate mais efetivo e diminuímos a atuação deles naquela localidade” disse.

Otero destaca que, apesar dos desafios de atuar em uma grande área de fronteira seca, os números de apreensões e prisões são bastante elevados. “Mesmo assim, nós conseguimos excelentes índices. Os nossos policiais são altamente treinados e preparados para as atividades de policiamento. Nós temos policiais com motos, como é o caso da ROCAM, o pelotão Hipo, a nossa Força Tática, Patrulha da Maria da Penha, Policiamento Comunitário e a Patrulha Escolar. Isso nos permite ter bons resultados. Nos últimos dias, por exemplo, nós fizemos as prisões de alguns foragidos e recuperamos algumas motos furtadas. Isto é uma pequena amostra da nossa atuação”.

Para o comandante, a participação da população é muito importante para a redução desses índices seja pela colaboração com verbas repassadas para a BM, como por exemplo a doação feita pelos produtores rurais para a Patrulha Rural até a doação feita recentemente por empresário aos policiais da ROCAM. Ou ainda, repassando informações e fazendo denúncias. “Essa participação é muito importante porque nos permite um melhor planejamento das atividades. Como a diminuição do nosso tempo resposta, ou seja, a pessoa entra em contato com a Brigada Militar e em minutos as viaturas são deslocadas para a ocorrência. Então, esperamos para o próximo ano continuar atuando de forma parceira com a nossa comunidade” encerrou.

Matias Moura
[email protected]

Allanamiento e incautación de droga en Rivera

En la jornada de este miércoles 2 de abril tras un trabajo de inteligencia policial llevado adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera con apoyo de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte y el Grupos de Reserva Táctica (GRT), en el constate combate al micro tráfico de

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025