sáb, 7 de setembro de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 31 e 01.09.24
Aplateia Digital | 31 e 01.09.24

Última Edição

Bolsonaro veta projeto que obriga governo a oferecer sangue e medicamentos para pacientes do SUS

Presidente justificou decisão pela “inconstitucionalidade e contrariedade ao interesse público”

O presidente Jair Bolsonaro vetou o projeto de lei aprovado no Congresso que garantia a disponibilização, para todos os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), de “sangue, componentes, hemoderivados, medicamentos e demais recursos necessários ao diagnóstico, à prevenção e ao tratamento de suas doenças”.

A proposta inicial, do ex-governador de Goiás, senador Marconi Perillo (PSDB-GO), beneficiava pacientes portadores de coagulopatias congênitas (hemofilias). Contudo, o texto foi alterado no Senado e estendeu a medida para todos os pacientes do SUS.

Bolsonaro justificou o veto pela “inconstitucionalidade e contrariedade ao interesse público”. A decisão levou em consideração a avaliação dos Ministério da Economia e da Saúde e o fato do projeto ter criado despesa obrigatória do Poder Público, sem indicação de fonte de custeio nem demonstrativo de impacto orçamentário e financeiro.

A decisão do presidente ainda pode ser derrubada pelo Congresso Nacional.

Fonte: Gaúcha/ZH

Foto: Internet

Instituto Unimed | RS em reconstrução

Há exatamente um ano, nosso estado sofreu a primeira grande enchente deste século e em maio deste ano novamente fomos fortemente impactados pelas chuvas. Desde então, temos caminhado juntos, enfrentando desafios e superando obstáculos. A jornada tem sido árdua, mas também repleta de momentos de união e solidariedade. Queremos expressar a nossa profunda gratidão a todos que se uniram a