qui, 16 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

RETROSPECTIVA 2019 – Na visão de Rodrigo Evaldt

Os bastidores das reportagens mais marcantes para os repórteres do Jornal A Plateia em Sant’Ana do Livramento e Rivera neste ano

É hora de refletir sobre o que passou ao longo do ano. Por isso, o Jornal A Plateia vem apresentando, aos fins de semana, uma série de reportagens com o que, de mais importante, marcou os integrantes da Redação. Na visão da testemunha ocular dos fatos que marcaram para Livramento e Rivera, o leitor pode viajar nos fatos que foram informados através das narrações dos nossos repórteres. Nesta semana, é a vez do Rodrigo Evaldt, editor-chefe de A Plateia e editor de Política dos veículos do Grupo.
À frente de uma das editorias que mais mexem com o cotidiano da população, Rodrigo tem, muitas vezes, o desafio e a responsabilidade de questionar às autoridades sobre determinadas situações e cobrar atitudes. “Eu me recordo que uma das primeiras reportagens do ano foram em virtude das falhas no processo seletivo da Secretaria de Educação de Sant’Ana do Livramento. Um tema técnico e político que – sem dúvida alguma – impactou a vida de centenas de alunos da rede pública e suas famílias”, destacou ele recordando que o tema culminou em uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara de Vereadores.
“O tema é tão delicado que, mais uma vez, estamos em dezembro e o Governo já está articulando, no Legislativo, outro projeto de contratações que deve ser votado na próxima segunda-feira, mas que já está causando discussões internas na base governista”, complementou.

O que é o jornalismo para você?

“Jornalismo para mim é vida, no sentido amplo da palavra. Eu recordo que em 2015 uma das primeiras reportagens que eu produzi foram das enchentes do Cerro do Armour. Nós cobramos muito das autoridades, até que houve uma limpeza no local e isso mudou a vida daquelas pessoas. Então, jornalismo para mim é poder, através da vida das pessoas que fazem o jornal ser impresso toda a semana, podermos impactar positivamente a vida de outras pessoas”.

Grandes coberturas

Entre as reportagens que mais marcaram Rodrigo na editoria de política foram as grandes coberturas de 2019 fora de Livramento. “Foi um ano em que muitas portas se abriram para mim, pelo fato de eu estar editando o Jornal A Plateia. Tive a oportunidade de fazer várias coberturas do Cerro de Palomas para lá, como dizemos. A primeira delas foi uma entrevista ao Governador, recém-empossado, Eduardo Leite que falava sobre a importância do jornalismo no interior”, lembrou.
“Depois vieram outras coberturas como a Expoagas, onde tive a oportunidade de entrevistar o ex-técnico da Seleção Brasileira, Dunga; o jornalista Alexandre Garcia e o artista Moacyr Franco. O que mais me chamou a atenção é que eles, de uma forma ou outra, já tinham uma referência do Jornal A Plateia e isso é gratificante”, pontuou.

Direto de Brasília

O Jornal A Plateia, assim como todos os anos, também esteve em Brasília. “A ida à Capital Federal foi um momento único. Um momento para parar e refletir no que realmente é o jornalismo do interior e a importância de estar em um centro. E essa reflexão aconteceu na Câmara dos Deputados, minutos depois de uma entrevista coletiva que o deputado gaúcho Marcel Van Hattem estava concedendo a nós, repórteres. Quando eu olho para os lados e estão alguns dos mais premiados jornalistas de política do nosso país e passa um filme na cabeça, da tamanha responsabilidade que era a minha naquele momento, saindo do interior, podendo estar ali produzindo um conteúdo de impacto na vida de milhões de pessoas, já que a pauta era a minirreforma eleitoral, em discussão na Câmara”, contou.

O que esperar de 2020

O ano que vem será marcado por mais um pleito municipal e, claro, a editoria de Política do Jornal A Plateia já está preparada para mostrar os detalhes do que vem por aí. “De 2020 eu espero qualidade naqueles que vêm apresentar as suas propostas, pois elas serão cobradas após a hora da posse da gestão que assumir em 2021. Espero que as coisas aconteçam, mas que aconteçam para o bem, pois é o que a comunidade merece”.

Baixa automática da negativação e atualização do score em segundos podem antecipar a injeção de até R$13 bilhões na economia em 2025, aponta estudo da Serasa Experian

⦁ A nova dinâmica reduz drasticamente o tempo necessário para regularizar o status financeiro de consumidores após a renegociação de dívidas negativadas. ⦁ A atualização da pontuação em tempo real atende a uma demanda dos consumidores e gera impacto direto na inclusão financeira e na economia. ⦁ Empresas ganham em agilidade e precisão na análise de crédito, ampliando oportunidades de

Notícias do dia por Germano Rigotto

Resumo de quinta-feira – 16/01/2025 Edição de Chico Bruno Manchetes dos jornais Valor Econômico – Governo recua e revoga norma que fiscaliza Pix O GLOBO – Governo desiste de aumentar fiscalização da Receita sobre Pix FOLHA DE S.PAULO – Governo cede a pressão e revoga norma sobre fiscalização do Pix CORREIO BRAZILIENSE – Sob críticas e após fake news, fiscalização