qui, 16 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

Estâncias Carcávio e Bela Vista encerram o ano com premiação da Associação Brasileira de Criadores de Hereford e Braford

Após um ano de muito trabalho, é chegada a hora de reconhecer o empenho dos criatórios que, diariamente, se dedicam ao desenvolvimento das raças Hereford e Braford e apresentaram um alto padrão genético nas pistas de julgamento. Para comemorar, a Associação Brasileira de Hereford e Braford realizou no dia 13 de dezembro, na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre (RS), o coquetel de premiação aos vencedores do Ranking Nacional HB 2019.

vidade também celebrou os campeões da Prova de Avaliação a Campo (PAC) e do Teste de Eficiência Alimentar (TEA), além dos destaques dos Programas de Melhoramento Genético PampaPlus e o Conexão Delta G. Já o pioneiro Programa Carne Pampa agraciou o produtor que mais certificou e o produtor com maior percentual de animais certificados.
Dentro dos agraciados com a premiação da associação, estão os criatórios santanenses Estância Bela Vista e Estância Carcávio que se destacaram ao longo do ano pela qualidade dos animais apresentados nas pistas de julgamento e pelos excelentes números em suas comercializações.

O médico veterinário Eduardo Soares, da Estância Carcávio, destaca que a premiação vem corar um trabalho realizado há vários anos e que tem se intensificado cada vez mais no melhoramento genético da raça Braford. “Nós estamos felizes porque, mais uma vez, recebemos o prêmio Touro Pop Pampa Plus. Essa é a terceira vez que conquistamos, não de forma consecutiva, mas esse é o terceiro touro na história da Carcávio que recebe esse prêmio. É um prêmio extremamente relevante porque é o animal que representa o melhor touro da geração que completa 2 anos agora, sendo da geração 2017. Ou seja, o melhor touro em avaliação genética da geração entre 1200 animais avaliados. Isso, não só evidencia que a genética da Carcávio está muito bem e possui muita qualidade, além de ser muito produtiva. E os números e as avalições comprovam isso”.

O médico veterinário Eduardo Soares recebendo premiação pela Estância Carcávio (Foto: Cedida)

A Estância Carcávio ainda conquistou o prêmio de fêmea mais valorizada do ano com o animal Carcávio 5282 – Paola. “Nós vendemos, no remate, 50% dessa fêmea, e ela foi a mais valorizada. Agradecemos ao comprador Fábio Teixeira, da cidade de Bagé, que é nosso grande parceiro. Premiações também na etapa Nacional da raça, onde fomos a cabanha mais premiada. E, somando todas as exposições, julgamentos e feiras, nós conquistamos o 2º lugar geral no Ranking Nacional de Criadores da raça Braford 2019, participando apenas de duas etapas. Então, como resumo do ano, nós tivemos um ano fantástico para a Carcávio, tanto dentro das pistas onde conquistamos importantes prêmios, quanto fora delas. Um ano muito bom de madureza do nosso trabalho que produz uma genética consistente e que dá resultados” comemorou.
Já a proprietária da Estância Bela Vista, Celina Maciel também tem motivos de sobra para comemorar os resultados obtidos neste ano de 2019 quando o remate promovido pelo criatório completou 55 anos, sendo o remate mais antigo a ser realizado na Expofeira de Livramento. A propriedade já está na terceira geração produzindo genética de ponta Hereford e Braford. Atualmente, Celina Maciel faz parte da diretoria da Associação Brasileira de Hereford e Braford, onde atua no cargo de diretora de Marketing. Pelo trabalho realizado em 2019 dentro das pistas, a Cabanha Bela Vista conquistou a premiação de melhor média na venda de Machos Braford e Hereford do Brasil. “Esse prêmio ratifica o nosso trabalho, a nossa orientação, em função de que existe uma grande procura de produtores e de pessoas que trabalham com genética buscando animais com as nossas características em seus plantéis. Para nós, é uma grande satisfação esse reconhecimento dos nossos clientes e dos parceiros” destaca.

A Cabanha Bela Vista também faturou a premiação de macho mais valorizado do ano de 2019, com o Touro King, da Bela Vista, que foi contratado pela Central Semex de inseminação. “Esse animal está indo para São Paulo e, no nosso remate, nós vendemos 50% desse reprodutor. Foi um ano excelente para nós. A nossa perspectiva em relação há 2020 é muito boa haja vista a grande valorização que está existindo na pecuária em termos de Brasil e muitas pessoas estão procurando melhoramentos genéticos para investirem em animais de qualidade em função de todo esse momento promissor que está existindo em toda a cadeia produtiva e nós estamos entrando em um ciclo de alta no agronegócio e a genética tem um papel muito importante neste contexto” encerrou.

A proprietária da Estância Bela Vista Celina Maciel recebendo prêmio das mãos do presidente Luciano Dorneles(Foto: Cedida)

Matias Moura
[email protected]