qui, 16 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

Aumento de imposto proposto por Ico é aprovado com mudanças na Câmara

A ideia do projeto do prefeito era dobrar o valor cobrado pela Transmissão de Bens Imóveis de Livramento, mas a Câmara reduziu para 25%

A Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento reduziu o aumento proposto pelo prefeito Ico Charopen (PDT) em uma nova tabela do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). A proposta, segundo os cálculos da Comissão de Finanças da Câmara, era de aumento de 100% no imposto santanense.
Por isso, a Comissão de Finanças da Casa Legislativa apresentou uma proposta de emenda ao projeto encaminhado pelo Governo, reduzindo em 75% o valor. “A Comissão entendeu que seria de 100% o aumento e essa tabela não estava sendo regularizada desde 2004, mas mesmo assim, achamos que era uma tributação era muito drástica, então foi um consenso baixar para 25%”, argumentou o presidente da Comissão, vereador Evandro Gutebier (Republicanos).

Apesar de diminuírem o aumento do imposto, os vereadores aprovaram por maioria. Foram desfavoráveis ao novo valor os vereadores Aquiles Pires, Carlos Nilo, Dagberto Reis, Leandro Ferreira, Márcia da Rosa e Antonio Zenoir. Mesmo assim, com 07 votos dos vereadores Ulberto Navarro, Evandro Gutebier, Danúbio Barcellos, Maria Helena, Pedrinho Santa Fé, Marco Monteiro e Lídio Mendes Melado o aumento do imposto foi aprovado em 25%. O vereador Maurício Galo del Fabro também estava presente na sessão mas, por ser presidente da Câmara, não votou.

Vereadores que votaram contra o aumento do ITBIAquiles Pires (PT)
Carlos Nilo (PP)
Dagberto Reis (PT)
Leandro Ferreira (PT)
Márcia da Rosa(PSB)
Antonio Zenoir (PSD)

Vereadores que votaram a favor do aumento do ITBI

Ulberto Navarro (PDT)
Evandro Gutebier (PRB)
Danúbio Barcellos (PP)
Maria Helena (PDT)
Pedrinho Santa Fé (PDT)
Marco MonteirO (REDE)
Lídio Mendes Melado(PTB)