Por: João Victor Montoli
ASPA destaca importância da conscientização dos santanenses na adoção
O pedido de ajuda de quem não tem voz. A Associação Santanense de Protetores de Animais (ASPA) realiza o acolhimento e tratamento de animais de rua. A ASPA é, em sua totalidade, mantida por sócios-colaboradores e depende de doações para se manter.
Foi criado no Ceará a Campanha “Dezembro Verde”, com a intenção de conscientizar sobre o abandono de animais e combater este triste cenário e se espalhou para várias cidades do Brasil. Um problema que se intensifica em dezembro em razão das férias, viagens e festas de final de ano e transcorre até meados de fevereiro.
A Vice-Presidente da ASPA, Juliana Lemos, comentou sobre as atividades da entidade e como pode ser realizada a doação de mantimentos e medicamentos, como também ser sócio e contribuir para a causa: “No nosso canil, temos, no momento, 40 cães. O espaço é grande, mas não possui mais condições de suportar mais animais. Todos os meses deveriam ser “verdes”, os animais não deveriam ser abandonados e muito menos maltratados. Como o intuito principal da iniciativa é evitar o abandono desses animais nas férias, recomendamos que os animais que não podem ser levados junto com a família, sejam levados até a casa de parentes e/ou amigos”, alerta.
A ASPA é uma entidade que ajuda os animais em situações de risco, acidentados e abandonados: “Uma coisa que sempre acontece é deixarem filhotes aqui no local do abrigo. Por uma questão de saúde pedimos que não sejam trazidos filhotes, temos em nosso terreno vírus que não conseguimos erradicar por conta do fluxo de animais e é mortal para os filhotes sem sistema de defesa desenvolvido”, alerta.
Embora o abandono de animais seja crime previsto pela Lei de Crimes Ambientais Nº 9.605, muitas pessoas ainda abandonam seus animais nas ruas, em locais afastados, estradas e até trancados dentro de casa sem alimento e água suficientes ou pessoa para cuidar deles enquanto saem para viagens de férias.
O canil da ASPA fica localizado na rua Santa Catarina, 1015. Entre o trevo da Urcamp com o trevo da Dom Pedro II. Para mais informações, a ASPA tem uma página no Facebook onde podem ser solicitadas informações.
Aos domingos, as voluntárias vão até o canil para realizar um carinho coletivo a todos os animais, quem quiser pode ir até o local para oferecer seu carinho e brincar com estes animais resgatados.