Corpos de duas pessoas ainda são procurados pelas equipes de resgate; número oficial de mortos já chega a 16. Outras 26 pessoas feridas continuam internadas em hospitais, sendo 20 em estado grave.
Cinco pessoas que morreram após a erupção do vulcão White Island, na Nova Zelândia, que entrou em erupção na segunda-feira (9), foram identificadas (veja os nomes abaixo).
No sábado (13) mais uma pessoa que estava internada morreu, e o número de vítimas confirmadas subiu para 16 – sem incluir os dois corpos que ainda são procurados.
A última pessoa a morrer não foi identificada. Outras 26 pessoas feridas continuam internadas em hospitais, sendo 20 em estado grave.
Segundo as autoridades, os dois corpos ainda procurados seriam de um guia turístico neozelandês e do capitão de um barco que levou turistas até a ilha. Apesar de acreditarem que ambos morreram, a polícia ainda os considera desaparecidos e não inclui seus nomes na lista de mortos.
Ainda de acordo com as autoridades neozelandesas, 24 australianos, cinco neozelandeses, quatro alemães, dois britânicos, dois chineses e um malaio estavam na ilha no momento da erupção. A maioria era passageira de um cruzeiro da Royal Caribbean que tinha partido de Sydney dois dias antes.
Até o momento, foram divulgados os nomes de cinco mortos. Tipene James Te Rangi Ataahua Maangie, de 24 anos, era da Nova Zelândia. Os outros quatro eram cidadãos australianos: Zoe Hosking, de 15 anos, e seu padrasto, Gavin Dallow, de 53, Anthony James Langford, de 51 e Krystal Eve Browitt, de 21. O pai e a irmã de Krystal também estavam na ilha e estão internados em estado grave.
Novas buscas
Neste domingo (15), as equipes de resgate continuam procurando dois corpos no mar, na região do vulcão.
Os mergulhadores trabalham em condições difíceis e perigosas porque existe o risco de uma nova erupção e a visibilidade é reduzida.
“As equipes de resgate estão frustradas. Entendemos perfeitamente como pode ser frustrante para as famílias que querem recuperar os corpos”, disse o vice-comissário de polícia Mike Clement.
Duas equipes com quatro pessoas cada sobrevoaram de helicóptero a ilha e fizeram buscas em um local que se acreditava ser a localização mais provável de um dos corpos. Usando pesados trajes de proteção e equipamentos respiratórios, os integrantes só puderam permanecer ali durante 75 minutos.
Sem sucesso, eles tiveram que retornar à Nova Zelândia, onde passaram por um processo de descontaminação por terem sido expostos a gases e fumaça tóxica.
Os cientistas consideram que há entre 35% e 50% de possibilidades de uma nova erupção na ilha.
Seis corpos foram recuperados na sexta-feira em uma operação arriscada realizada por unidades de elite do exército da Nova Zelândia. Acredita-se que os seis sejam de turistas australianos.
A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, anunciou que um minuto de silêncio será respeitado na próxima segunda-feira, às 14h11, mesmo horário da erupção do vulcão da Ilha Branca.
“Expressaremos nossa tristeza pelos falecidos e nosso apoio a suas famílias e amigos”, declarou a chefe de Governo.
Fonte: G1
Foto: New Zealand Defence Force via Reuters