Éder do Canto pede ajuda à comunidade para conseguir emprego
O verão se aproxima, com ele, uma forte onda de calor. Para refrescar é consumido água gelada, utilizado ventilador e ar condicionado. Agora, imagine passar o verão sem nenhuma dessas opções e o pior, seus filhos pequenos passando essas necessidades. Éder do Canto e sua família estão nesta situação há, aproximadamente, oito meses.
Sua casa, localizada na Vila João Souto Duarte, abriga Eder, sua esposa Daiane e seus quatro filhos de 8 meses, 3 anos, 6 anos e 9 anos. A casa está sem água encanada e energia elétrica. Há aproximadamente oito meses, a residência em que a família morava acabou caindo por conta de um forte temporal. A solução para que a família não tivesse que buscar abrigo com parentes foi fazer uma casa com os destroços da antiga residência e com alguns materiais doados.
A casa não possui energia elétrica nem água encanada. Seu entretenimento é um radio a pilhas e a iluminação à noite é por meio de velas. Éder comenta que a maior necessidade é a energia elétrica para seus filhos: “Eu fui criado na zona rural, então não sinto falta de energia, mas meus filhos sentem e muita. Até mesmo o Conselho Tutelar veio até minha casa e me notificou que eu deveria fazer a ligação. Infelizmente, estou sem trabalho no momento, consegui juntar o dinheiro para o poste de 5mt, e quando fui comprar a legislação mudou para o poste de 7mt. e o valor quase dobrava. infelizmente não consegui o dinheiro para pedir a instalação”, conta.
A casa é humilde e quase sem condições de moradia. Daiane comenta que também gostaria de trabalhar, mas teria de ser serviços em casa, pois tem que cuidar de seus filhos: “Poderia fazer serviços em casa, com a energia elétrica poderia fazer produtos para vender pois adoro cozinhar. Éder sustenta sua família por meio de bicos que realiza em doma, cuidando de estâncias e outras lidas campeiras.
Eles pedem auxílio, que além da energia elétrica, necessita de emprego para sustentar sua família: “Preciso de ajuda, mas quero retribuir. Quero trabalhar para sustentar minha família, preciso só de uma oportunidade”.
Nesta semana, após uma live divulgada no Facebook do Jornal A Plateia, resultou em doações para a família de Éder. Eles utilizavam um fogão à lenha para fazer os alimentos e receberam um fogão a gás que lhes foi doado. Quem quiser e puder ajudar Éder e sua família a residência está localizada na rua Marciano Brum, 380, o telefone para contato é o (55) 9 8437-5503
João Victor Montoli
[email protected]