qua, 15 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

Lucas Martins Righi é o novo Defensor Público de Livramento

mais um profissional em sua equipe. Lucas Martins Righi, natural de Santa Maria, trabalhará junto à 1ª e à 2ª Vara Cível prestando o suporte judicial em ações contra a fazenda pública, tanto em nível municipal e estadual, quanto órgãos federais e autarquias. Além disso, atuará em litígios entre particulares, agindo na resolução de conflitos e, entre outras coisas, questões contratuais. O Defensor conta que já conhecia Livramento antes de assumir o cargo. ‘’Pela proximidade com Santa Maria, eu costumava vir cerca de três vezes por ano, tanto para fazer compras, quanto para explorar o potencial turístico da cidade’’, comenta.
No âmbito profissional, Righi afirma já ter identificado as carências da fronteira. Um dos pontos principais do seu atendimento será a área da saúde. Ainda de acordo com o servidor, há uma grande demanda no que diz respeito a consultas e cirurgias especializadas. ‘’Há uma procura muito grande em matéria de saúde pública, para a realização, por exemplo, de uma consulta especializada para o diagnóstico oncológico’’.
Frente à essa nova empreitada, uma das principais metas estabelecidas pelo defensor é oferecer um trabalho de excelência, de modo a cumprir com todas as atribuições do órgão. “Eu tenho um grande objetivo nesse ponto, que é melhorar a solução consensual dos problemas que venham aparecer para mim, ou seja, conseguir que as partes resolvam os seus litígios através do diálogo e das ações de políticas públicas, para não precisar recorrer ao judiciário’’, pontua.

A Defensoria Pública é uma instituição do estado do Rio Grande do Sul que oferece, entre outros serviços, suporte jurídico para pessoas em situação de vulnerabilidade. Além disso, o órgão tem como objetivo incentivar e garantir o cumprimento dos direitos humanos.
O ingresso na carreira ocorre através de aprovação em concurso público, para isso o agente deve possuir formação jurídica. Entre as suas atribuições, está a de servir e apoiar a comunidade em questões jurídicas, administrativas e extrajudiciais. O seu objetivo principal é garantir que a dignidade humana seja preservada. Em Sant’Ana do Livramento, a Defensoria Pública está localizada na rua Barão do Triunfo, 484, próximo ao Fórum. Também é possível entrar em contato através dos telefones (55) 3243-3286, ou (55) 3243-2588. O horário de atendimento ao público é de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h.

Sempre ao lado dos gaúchos

Fernando Lemos O ano de 2024 foi um marco para os gaúchos. Um ano de grandes desafios, sem dúvida, mas também um ano de resiliência, união e superação. A tragédia que atravessamos deixou cicatrizes, mas também revelou a força do nosso povo e a capacidade de transformar adversidades em oportunidades. E vimos o surgimento de algo ainda mais valioso: a