Lançada na última sexta-feira (22), a edição deste ano conta com cerca de 400 cartas de escolas do município
Dezembro se aproxima e já dá pra sentir no ar um cheirinho de Natal. Nessa época, já há 30 anos, os Correios iniciam a coleta das cartinhas repletas de pedidos para o Bom Velhinho.
Os empregados dos Correios, comovidos com as mensagens escritas em letrinhas recém-aprendidas ou transformadas em desenhos coloridos que chegavam até a empresa, decidiram começar a tirar esses sonhos do papel. Nascia aí uma das campanhas de solidariedade mais queridas pelos brasileiros: o Papai Noel dos Correios.
Ao longo dos 30 anos de atividade, a ação ganhou força, se espalhou e, hoje, une a empresa e a população em uma grande corrente de amor e generosidade. Além das cartinhas da sociedade, desde 2010 a campanha estimula as crianças no desenvolvimento de redação de cartas. Assim, alunos de escolas públicas são convidados a também expressarem seus desejos em cartinhas. A prática permite valorizar a escrita e o interesse pelo aprendizado escolar.
Duas escolas do município foram contempladas para a edição deste ano, por questões legais os nomes das escolas não podem ser divulgados.
A gerente dos Correios da Agência de Livramento, Adriana Hilgert Shiletz, comentou sobre a importância social desta campanha: “Nós estamos iniciando a 30º edição. Várias cartas foram atendidas nestes 30 anos. Até 2009 qualquer criança podia vir e deixar sua cartinha, a partir de 2010 foi mudado o regulamento e somente escolas contempladas participam, principalmente as que estão em situação de vulnerabilidade social. As crianças trabalham com o preenchimento de cartas, envelopamentos e escrita”, comenta.
O padrinho que quiser adotar uma carta, pode se dirigir até a Agência dos Correios, na rua Rivadávia Correia, nº 980, esquina com a rua Sete de Setembro, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, sem fechar ao meio dia. Os presentes deverão ser entregues até o dia 6 de dezembro.
João Victor Montoli
[email protected]