qui, 17 de abril de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.04.25

Depósito de lixo se forma na rua General Câmara

Uma situação um tanto inusitada. Assim pode se definir um verdadeiro lixão que se formou na rua General Câmara, próximo à linha férrea, na região central da cidade.
Colchões, pedaços de TV, lixo doméstico, latas, entulhos de obras, telhas e até um sofá. Estes são apenas alguns dos materiais que foram descartados de forma irregular no terreno baldio, em frente às residências da General Câmara.
Os moradores relataram que este problema não está perto do fim. Mesmo com a coleta pela equipe, três vezes por semana, alguns moradores das redondezas ainda insistem de que jogar lixo e demais materiais em um terreno seja mais eficaz do que buscar os órgãos competentes para realizar o descarte de forma correta.
Os materiais que ainda podem ser reaproveitados podem ser doados para entidades carentes, pneus podem virar balanços e vasos de plantas, colchões velhos podem ser recortados e virar esponja para lavar o carro, por exemplo.
A reutilização é importante e deve estar na consciência de cada cidadão. O descarte irregular aumenta a quantidade de lixo produzido e gera danos não só à natureza, mas também à população pois propicia a proliferação de mosquitos, baratas e ratos colocando os moradores em risco, caso o material não seja recolhido.

João Victor Montoli
[email protected]

Nota à imprensa – Encontro com o ex-governador Jair Soares

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Luciano Zucco (PL-RS), esteve reunido nesta quarta-feira (16) com o ex-governador Jair Soares, uma das figuras mais emblemáticas da história política gaúcha e o último governador genuinamente de direita eleito pelo povo do Rio Grande do Sul. Durante o encontro, realizado em Porto Alegre, Zucco e Jair de Soares conversaram

TCE-RS oferece capacitação sobre atuária aplicada ao RPPS

  O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), por meio de sua Escola Superior de Gestão e Controle (ESGC), promove a 2ª edição do Curso Básico da Atuária Aplicada aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), em formato EAD. O curso é voltado para servidores e gestores de RPPS, membros dos conselhos deliberativos, comitês de investimentos e controle interno dos