Acidente aconteceu após o caminhão que conduzia perder os freios
Um trágico acidente entristeceu moradores da Vila Santos no fim de tarde de terça-feira (5), em Sant’Ana do Livramento. O que parecia ser um dia normal se transformou em uma verdadeira tragédia.
Um trabalhador acabou morrendo prensado contra um poste, o homem de aproximadamente 30 anos, natural de Alegrete, fazia entregas na cidade no caminhão de bebidas da Cervejaria em que trabalhava. Ao chegar no local da sua entrega, à Rua Athos de Andrade, e descer para iniciar mais uma entrega notou que seu caminhão começou a perder os freios iniciando a descida pela rua, desgovernado. Em uma tentativa arriscada de parar o seu caminhão, o condutor saiu em disparada tentando entrar na cabine e efetuar a frenagem pelo pedal, o que, infelizmente, se transformou em uma tragédia. O motorista conseguiu realizar a etapa inicial de frenagem, porém acabou prensado contra um poste da rede elétrica.
O alegretense, Édson Luiz Cambraia dos Santos, de 33 anos trabalhava, há três anos, na empresa Alegretense Comercial de Bebidas Bedinoto, que está prestando todo auxílio aos familiares. O diretor da empresa, Renê Bedinoto, e os colegas estão chocados com o ocorrido.
Os populares que moravam nas redondezas do acidente rapidamente acionaram as equipes do Corpo de Bombeiros e também a Brigada Militar. Ao chegarem no local iniciaram o processo de resgate, porém o corpo do motorista já não estava reagindo.
O motorista chegou a ser encaminhado para a Santa Casa de Misericórdia, mas, nada mais pôde ser feito. Sua morte foi confirmada no momento em que chegou ao Pronto Atendimento da Santa Casa Misericórdia.
Superaquecimento – Quando as lonas e tambores estão em mau estado, o acionamento dos freios pode resultar em superaquecimento do sistema. Nessa situação, o atrito entre os componentes diminui, reduzindo a eficiência da frenagem do caminhão.
Pressão do ar – O sistema de freio da maioria dos caminhões é pneumático, ou seja, funciona por meio da pressão exercida pelo ar. Se essa pressão não estiver devidamente regulada, ou se o sistema apresentar vazamentos, a frenagem do caminhão pode ficar comprometida.
Fluido de freio – Nos caminhões que possuem sistema de freio hidráulico, a pressão nos componentes é exercida pelo fluido de freio. Para isso, ele apresenta algumas características especiais, como a baixa compressibilidade a alto ponto de ebulição.
Excesso de carga – Caminhões que carregam cargas com peso superior ao limite permitido podem apresentar problemas não somente no sistema de freios, mas também nos amortecedores, suspensão e pneus.
João Victor Montoli
[email protected]