No final da última semana, na quinta e na sexta-feira, dias 10 e 11, uma série de apreensões de materiais ilícitos foi realizada na Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU).
Na sexta-feira, foi realizada uma operação para a manutenção da ordem e disciplina em duas celas da PMEU. A operação ocorreu após denúncias e de investigações do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (GOPE) da 6ª Delegacia Penitenciária Regional.
A ação, que durou cerca de sete horas, apreendeu 19 facas artesanais, dez celulares, 11 baterias de telefone, um tijolo pequeno e 87 porções de substâncias semelhantes à maconha. Além disso, foram encontradas 15 porções de substância semelhantes à cocaína e 40 petecas de material semelhantes ao crack, uma serra, dois fones de ouvido e um gancho, que poderia ser usado para uma eventual fuga.
Participaram da operação 18 agentes do GOPE-6 e 20 agentes penitenciários da PMEU.
Já quinta-feira (10), após uma denúncia anônima de que uma mulher tentaria entrar na Penitenciária levando drogas, a direção da PMEU entrou em contato com a Brigada Militar, solicitando que uma guarnição policial se deslocasse até o local.
Ao entrar na casa prisional, a mulher se recusou a se submeter à revista corporal, sendo, então, impedida de fazer a visita, momento em que foi abordada pela Brigada Militar. Diante disso, confirmou a ilicitude e foi revistada por uma policial.
Foram apreendidos, com a visitante, dois invólucros pesando 54 gramas de maconha. A mulher foi encaminhada a uma delegacia de polícia, onde o flagrante foi lavrado.