seg, 25 de novembro de 2024

Variedades Digital | 23 e 24.11.24

Rural – Medida que torna o Cadastro Ambiental Rural sem prazo é aprovada pelo Senado

 

Produtores rurais em todo o Brasil podem se inscrever no Cadastro Ambiental Rural (CAR) ou atualizar suas informações, a qualquer tempo. A Medida Provisória que torna o registro perene, e perderia a validade no próximo dia 11 de outubro, foi aprovada, na noite desta quarta-feira (9), no plenário do Senado. A matéria segue agora para sanção presidencial.

Por meio do CAR, os órgãos ambientais, bancos e outras instituições do governo que precisem dos dados, têm informações a respeito do que é produzindo nas propriedades e a situação da Reserva Legal e das Áreas de Proteção Permanente (APP) de cada uma delas. Com a inscrição no Cadastro, os produtores podem aderir aos Programas de Regularização Ambiental (PRA) de seus estados, e resolver seus passivos ambientais. A medida prevê que, a partir da inscrição no CAR, o produtor rural tem até dois anos para aderir ao PRA.

Vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), comemorou a aprovação, que torna o Cadastro um sistema aberto a atualizações e a novas inscrições, de modo a possibilitar a constante inclusão de dados. “O objetivo não é protelar o CAR, mas permitir que ele se adeque à realidade das propriedades rurais do Brasil”.

Para ele, a questão da venda de terras e partilha de herança também será facilitada com a medida. “Essa questão de perder o prazo de inscrição no Cadastro prejudicava milhares de famílias”.

Antes da implantação do cadastro, em 2014, o mapeamento das propriedades rurais era feito por pesquisa do IBGE, por amostragem. Depois do CAR, o diagnóstico passou a ser realizado por meio de imagens de satélite. Os órgãos de controle do meio ambiente – Ibama e órgãos licenciadores dos estados – usam as informações como instrumento de fiscalização e controle do que faz cada propriedade rural em todo o país.

De acordo com o senador Lasier Martins (Podemos-RS), a perenidade do CAR irá por ordem na situação das propriedades rurais no Brasil. “Nossos agricultores são a maior fonte da economia do Brasil e agora podem regularizar seus passivos”.

Para o senador Irajá (PSD-TO), integrante da FPA, e que foi relator na Comissão Mista que analisou a MP, a adesão permanente ao CAR vai assegurar dados confiáveis sobre as propriedades rurais brasileiras. Ele destacou que a radiografia do imóvel rural contida no cadastro é crucial para os produtores rurais. “O CAR não só passou a ser um instrumento de controle ambiental, mas também uma plataforma de uso das instituições financeiras, que utilizam as informações para o planejamento econômico das fazendas”.

Convite para o Congresso Cerealista 2025

Convidamos todos a participar do Congresso Cerealista 2025, que será realizado no Mato Grosso do Sul. Um evento imperdível para debater o futuro do setor, compartilhar experiências e fortalecer nosso agronegócio. Jerônimo Goergen Presidente da ACEBRA

Doutora santanense participa de Congresso Gaúcho de Análises Clínicas

Nos dias 22 e 23 de novembro, a Dra. Mariana Villar, farmacêutica-bioquímica e sócia proprietária do Laboratório Dr. Bolivar, participou do Congresso Gaúcho de Análises Clínicas, realizado no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Entre os temas abordados estão biomarcadores cardíacos, inflamatórios, espermograma, além de gestão laboratorial. As palestras assistidas irão se reverter

Giordani Turismo investiu mais de R$ 25 milhões para colocar Trem do Pampa em operação na Campanha Gaúcha

Empresa adquiriu o veículo, realizou a revitalização das estações, manutenção da via férrea e construiu garagem para o VLT. Atrativo deve receber novos investimentos no futuro. Ao completar quatro meses de operação do Trem do Pampa e tendo recebido mais de 20 mil visitantes, a Giordani Turismo projeta novos investimentos em Sant’Ana do Livramento. Até o momento, mais de R$ 25